Além de se encontrar com senadores e o ministro Henrique Meirelles para defender uma regulamentação mais branda aos aplicativos de transporte, o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, visitou o escritório da Embraer em São Paulo para discutir a fabricação de veículos elétricos voadores. As duas companhias anunciaram em abril uma parceria para fazer o Uber Elevate Network e a expectativa é que os veículos estejam prontos para testes em 2020.
Dara Khosrowshahi esteve no Brasil pela primeira vez na terça-feira (31), dia em que aconteceu a votação no Senado sobre o projeto que regulamenta os aplicativos de transporte. Além de se reunir com senadores e governantes, ele fez uma visita institucional ao presidente da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva, no escritório em São Paulo, onde conversou, entre outros temas, sobre o Uber Elevate Network, uma espécie de helicóptero elétrico voador que decola e pousa na vertical que está sendo desenvolvido em parceria com a fabricante brasileira de aviões.
A ideia é que os veículos elétricos voadores façam deslocamentos urbanos curtos. Eles teriam capacidade para diminuir o tempo de deslocamento do distrito de Marina, em São Francisco, a São José, na Califórnia, de duas horas para 15 minutos. Além disso, serão movidos à energia, o que diminuira a emissão de poluentes. A expetativa é deixar o modelo pronto para testes em 2020 e começar a usá-los comercialmente em 2023.
A Embraer vai ajudar no desenvolvimento da aeronave, na fabricação e ficar responsável pela manutenção. Já a Uber ficará responsável por desenvolver a plataforma de pedidos de corridas para a aeronave.
O projeto está sendo feito no Centro de Inovação de Negócios da Embraer, com sede na Flórida, nos Estados Unidos, e envolve pesquisadores da Uber do Vale do Silício e de Boston. As empresas Aurora Flight Sciences, Pipistrel Aircraft, Mooney International e Bell Helicopter Textron também são parceiros do projeto.
Confira o vídeo institucional da Uber sobre o projeto do Elevate:
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”