Os testes do sistema de alertas de desastres naturais por SMS, as mensagens de celular, foram expandidos. Antes disponível apenas em 20 cidades de Santa Catarina, a partir de hoje (13) ele passa a funcionar também em cinco cidades paranaenses.
LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia
Neste sistema, os cidadãos se cadastram enviando uma mensagem para o número 40199, informando o CEP da localidade que desejam receber alertas. Qualquer pessoa pode se cadastrar, mesmo não morando nas cidades contempladas, e uma mesma pode cadastrar dois ou mais CEPs.
A Defesa Civil das cidades monitorará a ocorrência de desastres naturais e emitirá os alertas aos cadastrados, de acordo com a localização informada previamente. O custo do envio das mensagens é bancado pelas operadoras.
No Paraná, cinco cidades passam a integrar o período de testes: Prudentópolis, Querência do Norte, Rondon, Salto do Lontra e Santo Antônio do Sudoeste. Somadas, elas têm 100 mil habitantes.
Nas 20 cidades catarinenses onde o sistema foi inicialmente implementado, em quatro meses foram encaminhadas 131 notificações de alerta para a população, com cerca de 149 mil mensagens enviadas para as pessoas cadastradas.
Coordenado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério da Integração, o sistema está sendo implantado em parceria com a Defesa Civil dos Estados e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e estará disponível para os órgãos de Defesa Civil em todo o país até o fim de 2017.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”