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Vivo permite que clientes compartilhem internet entre si | Reprodução/Facebook/Vivo
Vivo permite que clientes compartilhem internet entre si| Foto: Reprodução/Facebook/Vivo

Em um cenário em que os planos de voz viraram coadjuvantes nos serviços de telefonia, a Vivo lançou nesta quinta-feira (10) mais um serviço que reforça o foco das operadoras nos planos de dados. A empresa vai permitir que seus clientes compartilhem internet com outros clientes da operadora. O objetivo é fazer com que as pessoas fiquem cada vez mais tempo conectadas a redes móveis e, com isso, consumam serviços e produtos on-lines pagos, muitas vezes da própria Vivo. 

O diretor de marketing móvel da Vivo, Gustavo Nóbrega, afirma que a ideia surgiu depois que a operadora percebeu que a cultura do compartilhamento, muito difundida por empresas do Vale do Silício como Uber e Airbnb, já faz parte do dia a dias dos brasileiros, principalmente dos mais jovens. “ As pessoas estão optando compartilhar carros, roupas e até apartamento. Por que não trazer isso para internet?”

Tanto que, antes mesmo da operadora lançar o serviço, a prática de compartilhar internet já era comum entre grupos de amigos. “O compartilhamento de internet já existe informalmente, roteando pelo celular. É muito comum em escolas, em mesa de bar. Mas essa opção tem a limitação de ter que estar no mesmo ambiente da outra pessoa”, afirma Nóbrega.

Como funciona

O que a Vivo trouxe para o mercado foi acabar com a gambiarra. Agora, através do aplicativo Meu Vivo, o cliente pode compartilhar a sua franquia de dados com qualquer outro usuário da operadora ou pedir internet para um conhecido. 

Para pedir internet para amigos e familiares, basta acessar o Meu Vivo, clicar em “Peça internet para os amigos” e fazer a solicitação para até cinco números. O cliente poderá consultar em sua tela de consumo a quantidade de internet recebida, apresentada em separado de seu pacote original. 

Para compartilhar, o cliente também deve acessar o Meu Vivo e clicar em “Compartilhe a internet com amigos”. Depois, basta informar o número do telefone de quem vai receber internet e selecionar a quantidade a ser enviada para cada um. O mínimo a ser compartilhado é 50MB e não há limite máximo nem prazo mínimo para fazer um novo compartilhamento.

Depois que o cliente recebe a internet de alguém, ele pode utilizar como achar melhor, inclusive compartilhar os dados que recebeu com qualquer cliente Vivo. Mas é preciso ficar atento ao prazo de validade da internet compartilhada: ela vale somente até as 23h59 do dia seguinte ao recebimento. 

O serviço está disponível para clientes pré-pagos Vivo Turbo e para usuários de planos Controle da Vivo a partir desta quinta-feira (10). Já os usuários do plano  Vivo Turbo R$ 7,99 por semana não podem compartilhar internet, somente pedir. 

Estratégia de negócio

À primeira vista, o lançamento do serviço de compartilhamento de internet pode representar uma perda de receita para a Vivo, já que os consumidores que têm plano de voz sobrando vão poder doar seus dados para outras pessoas, que não vão mais precisar comprar imediatamente um pacote extra de internet quando acabar os seus dados.

Só que a Vivo está prospectando a fidelização dos clientes com esse serviço e a maximização do uso da internet móvel e, consequentemente, de serviços pagos. “Imagine um cliente que está em dúvida se recarrega mais para ter mais internet e com quem recarrega. Ao saber que só na Vivo ele vai ter a opção de pedir e compartilhar internet, ele vai escolher ficar conosco”, diz o diretor de marketing móvel da Vivo, Gustavo Nóbrega.

A Vivo também quer que os seus clientes usem cada vez mais internet. Com isso, aumenta a chances de a pessoa acabar comprando algum serviço ou produto on-line da operadora. Esses serviços extras, chamados de serviço de valor agregado (SVA), também são uma das grandes apostas das operadoras para aumentar as suas receitas. 

A operadora Vivo tem cerca de 80 serviços de valor agregado, em que o cliente precisa pagar para usar (normalmente uma assinatura semanal ou mensal). Há desde plataforma de educação a serviços sobre saúde. 

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