Com dívida de R$ 36,6 milhões, a LojasKD – um e-commerce paranaense que vende móveis pela internet e entrega em todo o Brasil – entrou com pedido de recuperação judicial. A empresa vinha enfrentando problemas com fornecedores e não estava cumprindo os prazos de entrega. O pedido foi protocolado na última terça-feira (8) na Vara Cível de Pinhais, cidade da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) em que está a sede da empresa, e aguarda a decisão da juíza Fabiane Kruetzmann Schapinsky.
Em nota, a empresa afirmou que a medida “garantirá o fôlego financeiro e o tempo necessários para [a empresa] reorganizar sua operação e garantir o cumprimento de todas as suas obrigações com clientes e fornecedores”. A dívida total da companhia que será renegociada dentro do processo de recuperação judicial é de R$ 36,65 milhões, em valores arredondados.
A companhia informou, ainda, que “permanece em operação, oferecendo mais de 30.000 modelos de móveis, atendendo novos pedidos com maior velocidade de entrega e prestando um atendimento digital mais rápido e eficiente”.
Entenda o caso
A LojasKD foi fundada em 1997 como uma varejista de móveis. A partir de 2003, com as quatro lojas físicas em crise, a empresa lançou um e-commerce e começou a vender seus produtos pela internet. Com o passar do tempo, as vendas online superaram os resultados obtidos com as lojas físicas e a empresa decidiu encerrar a operação física.
A partir de 2012, a LojasKD transformou-se totalmente em uma plataforma digital, sendo pioneira no Brasil em vender móveis pela internet sem ter nenhum item em estoque. A companhia adotou inicialmente o modelo cross docking, em que a mercadoria sai da indústria, fica um dia no centro de distribuição e segue para a casa do cliente. Depois, ela implantou o drop shipping , em que o produto sai direto da fábrica para o consumidor, reduzindo custos e prazos de entrega.
Mas, principalmente em 2017, a empresa enfrentou problemas com seus fornecedores e não conseguiu mais entregar os móveis no prazo acordado. Em novembro, aproximadamente mil consumidores de todo o Brasil afirmaram ter problemas para receber os produtos. Eles também reclamaram que não conseguiam contato com a loja para resolver a situação.
Segundo o sócio Thiago Gomes, em entrevista à Gazeta do Povo na época, a empresa teve problemas com alguns fornecedores a partir de setembro de 2017, por isso os cerca de mil clientes de todo o país foram afetados. O caso foi acompanhado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), que recebeu as reclamações dos clientes.
Ressarcimento aos clientes
Na nota enviada à imprensa, a LojasKD fez questão de ressaltar que, nos últimos 12 meses, realizou cerca de 200 mil vendas e, desse total, cerca de 8% não puderam ser atendidas, mas serão ressarcidas dentro do processo de recuperação. “Os consumidores que pagaram e não receberam seus produtos tiveram seus pedidos cancelados – integral ou parcialmente – e foram informados pelo site sobre como proceder para ter o dinheiro restituído. O procedimento adotado na Recuperação Judicial garante que esses consumidores terão os valores pagos restituídos, de acordo com o plano a ser aprovado pela Justiça”.
A juíza Fabiane Kruetzmann Schapinsky ainda vai analisar se aceita o pedido de recuperação judicial da LojasKD.