Depois de investir R$ 60 milhões para ampliar a sua fábrica e construir um novo centro de distribuição, a Neodent - fabricante de implantes dentários com sede em Curitiba que faz parte do grupo suíço Straumann - está pronta para aumentar a sua participação no mercado mundial. A empresa prevê exportar 40% da sua produção ainda neste ano e chegar, em 2018, a mais de 50%. Os principais destinos da companhia são os países latino-americanos, Estados Unidos, Espanha, Itália e Rússia.
A nova fábrica da Neodent foi inaugurada nesta segunda-feira (21). A unidade, que fica na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), foi ampliada de 10 mil metros quadrados para 15 mil metros quadrados. O maquinário foi aumentado em 50% e uma nova linha de produção foi criada, com dez novas máquinas maiores e mais caras, que irão produzir a mais recente linha de implantes dentários da Neodent, que será lançada na quarta-feira (23).
Com as ampliações, a fábrica aumentou a sua capacidade de produção em mais de 50%. A unidade tem capacidade para produzir mais de nove milhões de peças anualmente, ante as seis milhões de peças até o primeiro semestre deste ano. A fábrica funciona em três turnos, de segunda a sábado, e tem cerca de 600 funcionários. A Neodent tem, ao todo, 1,3 mil empregados.
Além da fábrica, a Neodent inaugurou o seu novo Centro de Distribuição (CD). Ele foi construído ao lado da planta industrial, com 2,8 mil metros quadrados. Sua capacidade de movimentação é de 2 milhões de peças (implantes dentários e componentes protéticos) por ano e quase toda a operação é automatizada. O antigo centro logístico tinha 400 metros quadrados, capacidade de movimentar 810 mil peças e a operação era manual.
Os investimentos para ampliar a fábrica e construir o CD somaram R$ 60 milhões. A expectativa é ter um retorno desse investimento entre cinco e dez anos, impulsionado pelo aumento das exportações. 120 novos postos de trabalho foram criados.
Internacionalização
O principal objetivo da Neodent para os próximos anos é aumentar as suas exportações. Em 2016, a fabricante de implantes dentários vendeu 1,1 milhão de implantes no país e exportou pouco mais de 400 mil unidades. Neste ano, a expectativa é aumentar as vendas para 1,2 milhão e exportar 40% dessa produção. Em 2018, a empresa espera vender 2 milhões de unidades e exportar 50%.
Antes de ser vendida para o grupo suíço Straumann, a Neodent tinha a sua participação restrita ao mercado interno - onde é líder, com 50% de participação. A empresa foi fundada em Curitiba há 23 anos pelo cirurgião-dentista Geninho Thomé.
Depois de ser adquirida pelos suíços por R$ 1,2 bilhão - em um negócio feito em duas partes, que começou com a compra de uma participação de 49% em 2012 e depois a totalidade do negócio em 2015 - a Neodent traçou um plano de internacionalização, até mesmo para aproveitar a expertise do grupo Straumann, maior vendedor de implantes dentários do mundo. A empresa começou a abrir filiais comerciais em vários países e, neste ano, passou pela ampliação do seu parque fabril.
Com isso, está pronta para ganhar o mercado internacional. “Dentro do Brasil, meu nome estava mundo envolvido. As pessoas conheciam como a empresa do Dr. Geninho. Agora, com o Straumann, a Neodent passou a ser uma empresa internacional, parte do grupo número um em implantodontia no mundo”, afirma Geninho Thomé, que continua na Neodent como presidente Científico e Tecnológico e presidente do Conselho.
A Neodent, apesar de comprada pelo grupo Straumann, continua com gestão e produção independentes. Toda a operação foi mantida em Curitiba, incluindo a parte administrativa, de produção e de pesquisa e desenvolvimento. “Temos espaço para as duas marcas [Neodent e Straumann] crescerem juntas no mercado internacional”, afirma Matthias Schupp, que assumiu o cargo de CEO da Neodent após a aquisição.
Enquanto a Neodent fabrica implantes para o mercado consumidor em geral, a Straumann, que tem fábrica na Suíça, foca no público de maior poder aquisitivo. “Os dentistas podem utilizar os dois sistemas [implante Neodent e implante Straumann]. Depende do tipo de paciente”, explica Schupp.
Motivação
Os recentes investimentos e o plano de internacionalização surgiram visando algumas oportunidades de mercado. A primeira seria inserir a Neodent no mercado internacional. A segunda seria a longevidade da população, pois o aumento da expectativa de vida faz com que mais pessoas precisem usar implantes dentários. Por último, a própria falta de higiene bucal impulsiona o setor, principalmente no Brasil e na América Latina.
Nova linha de produtos
A Neodent vai lançar nesta quarta-feira (23) uma nova linha de implantes dentários. Trata-se de um implante que pode ser usado tanto na mandíbula, que tem ossos moles e porosos, quanto no maxilar, que tem ossos mais duros. Antes, a empresa desenvolvia uma linha de produtos para cada tipo de osso. A companhia trata o lançamento como “revolucionário” e afirma ser a primeira a trazer essa inovação para o mercado.