Com a entrada de novos concorrentes, como a Apple, e a baixa de importantes estúdios, como a Disney e a Fox, a Netflix vai ampliar os seus investimentos para se manter no topo. A empresa vai investir US$ 7 bilhões para produzir e comprar conteúdo original em 2018. A informação foi repassada por Ted Sarandos, diretor de conteúdo da companhia, ao portal Variety.
O número é superior aos US$ 6 bilhões investidos em 2016 e evidencia a estratégia da Netflix de ter cada vez mais conteúdo próprio em sua plataforma. “Nenhuma empresa de mídia hoje está se expandindo mais rápido, é mais popular, admirada pelos usuários e temida pela concorrência do que a Netflix”, afirma Sarandos.
A Netflix possui 104 milhões de assinantes em 190 países. Uma vez que depende de outros estúdios para ter mais filmes e séries, a empresa pretende aumentar seus conteúdos próprios com grande variação de gêneros, como o vencedor do Emmy “Orange Is the New Black” e outras séries de televisão como “The Crown” e “Fuller House”.
Sarandos afirma ainda que o investimento em conteúdo original é muito válido considerando que “todo mundo já está fazendo versões próprias” de conteúdo original e de serviços de streaming. “Nós começamos a fazer conteúdo original cinco anos atrás apostando que seria um grande acerto”, completa o executivo da Netflix em entrevista ao portal Variety.
A Disney anunciu neste mês que não renovaria seu acordo de distribuição de filmes e séries na Netflix para criar um serviço próprio de streaming. Antes, no começo de junho, a Fox seguiu o mesmo caminho pretendido pela Disney e começou a retirar seu conteúdo da Netflix. Já a Apple anunciou seus planos de investir US$ 1 bilhão em produções originais no ano que vem para distribuição em uma paltaforma própria de streaming, muito provavelmente o Apple Music.