Na última semana, a Crocs perdeu uma batalha judicial que pode significar um de seus últimos respiros. Trata-se da argumentação de patente que vinha movendo durante anos contra rivais que usavam a mesma modelagem com a qual a empresa de calçados ficou famosa em produtos próprios nos Estados Unidos.
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A Agência de Patentes e Marcas Registradas do país entendeu que o design da Crocs não é original e disse que outra empresa havia solicitado patente para o mesmo modelo um ano antes da empresa. Essa batalha teve início contra a USA Dawgs, uma das suas maiores rivais, em 2006.
A Crocs disse ao Footwear News que pretende apelar da decisão e “continuar a reforçar seu portfólio de propriedade intelectual agressivamente contra aqueles que se apropriam injustamente da boa vontade e reputação da Crocs”.
Mau momento
Nos próximos dois anos, a companhia pretende fechar 160 das suas 560 lojas, em meio a vendas decrescentes. No último trimestre, a receita caiu em 3,3% e, no anterior, a queda foi superior a 10%.
Impedir a venda de calçados semelhantes — e, muitas vezes, mais baratos — poderia ser uma forma de retomar o fôlego de uma empresa que sobrevive de originalidade.
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