De acordo com o ranking anual das marcas mais valiosas do Brasil, elaborado pela consultoria Interbrand e divulgado nesta quarta-feira (29), Itaú, Bradesco, Skol, Brahma e Banco do Brasil são as cinco marcas mais valiosas do Brasil.
As empresas ocupam as mesmas posições do ano passado. Juntas, elas representam 75,3% do valor total do ranking, de R$ 116,7 bilhões. Em 2016, elas representavam 73,8% dele, que na época estava avaliado em R$ 109,6 bilhões.
Líder do ranking, o Itaú tem valor de R$ 28,2 bilhões, de acordo com avaliação da Interbrand. Em relação a 2016, seu crescimento foi de 6%.
O setor financeiro é o mais valioso, com as suas marcas avaliadas R$ 64 bilhões pela consultoria. Em seguida, vem o de bebidas alcoólicas, com R$ 31,8 bilhões, seguido do de bens de consumo (R$ 7,1 bilhões).
O Magazine Luiza foi a que apresentou maior crescimento em 2017, com uma valorização 30% maior que o registrado no ano anterior, chegando aos R$ 497 milhões. Bradesco (+18%), Renner (+16%), Havaianas (+13%) e Localiza (11%), vêm em seguida. Delas, o Bradesco é a mais valiosa, avaliada em R$ 22,1 bilhões.
Das vinte e cinco marcas do ranking, apenas cinco não apresentaram crescimento. A única estreante foi a Fleury, também a primeira marca do setor de saúde a integrar o ranking, na 25ª posição com valor de R$ 413 milhões.
Na avaliação da consultoria, quatro fatores colocaram as marcas entre as mais valiosas: a rápida resposta a novas tendências, ambição, construção de marca com um propósito, e uma gestão eficiente e responsável.
Confira, a seguir o ranking completo das marcas e quanto cada uma delas vale ou acesse o hotsite da Interbrand, que traz mais informações e análises dos resultados: