Para tentar tirar o foco dos diversos problemas que vivencia neste ano, a Uber divulgou pela primeira vez os seus resultados financeiros detalhados. A companhia americana faturou US$ 6,5 bilhões em 2016 e gerou US$ 20 bilhões em corridas ao longo do ano passado. Os resultados, porém, não foram suficientes para deixar a companhia no azul: a Uber teve um prejuízo de US$ 2,8 bilhões, excluindo as perdas com sua operação na China, vendida para a Didi.
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Apesar do prejuízo, a companhia disse que está satisfeita em ver o crescimento da sua receita em 2016, principalmente a receita gerada com corridas, superando os resultados dos anos anteriores. Como a Uber é uma empresa de capital fechado, ela não é obrigada a divulgar suas finanças publicamente e, como fez isso detalhadamente pela primeira vez em entrevista à Bloomberg, não é possível medir a taxa de crescimento, pois os dados de 2015 não são públicos .
“Nós somos afortunados em ter um negócio saudável e crescente, que nos dá suporte para fazer as mudanças que nós sabemos que são necessárias na gestão, na transparência, em nossa cultura e organização, e em nosso relacionamento com investidores, afirmou Rachel Holt, diretor da companhia.
Nos últimos meses, a Uber viu um período de êxodo de executivos de alto escalão enquanto investiga internamente denúncias de assédio sexual e de uma cultura de trabalho tóxica. A empresa também está enfrentando uma ação judicial em que é acusada pela Alphabet, dona do Google, de ter plagiado a tecnologia para direção de carros autônomos. A empresa é acusada, ainda, de usar softwares para enganar autoridades americanas e para espionar aplicativos rivais, como o Lyft.
Mercado imenso
Apesar de estar imersa em tanta polêmica, o negócio da Uber é enorme e está ficando cada vez maior. Nos últimos três meses de 2016 - único resultado trimestral divulgado pela companhia , as reservas brutas aumentaram 28% e chegaram a US$ 6,9 bilhões. A empresa gerou somente entre outubro e dezembro US$ 2,9 bilhões em receita, um aumento de 74% em relação ao trimestre anterior. Já as perdas subiram 6,1% no mesmo período, para US$ 991 milhões.
Avaliada em US$ 69 bilhões, a Uber opera em cerca de 75 países. No ano passado, a empresa gastou US$ 1 bilhão para competir - sem sucesso - na China, o que elevou as suas perdas para US$ 3,8 bilhões em todo o mundo. Diante do fracasso, a companhia desistiu do mercado chinês e vendeu sua operação para a Didi Chuxing. Como parte do negócio, recebeu uma participação de 18% na empresa local.
Desde que foi fundada em 2009, a Uber queimou pelo menos US$ 8 bilhões. A companhia disse que tem US$ 7 bilhões em dinheiro à mão, junto com uma facilidade de crédito de US$ 2,3 bilhões, o que lhe dá capilaridade para continuar crescendo.
“Uber é uma empresa única, tanto para o bom quanto para o mau motivo, e vai ser um estudo de caso”, disse Aswath Damodaran, professor de finanças da Universidade de Nova York. “Ela é uma máquina queimar dinheiro”.