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indústria de beleza

Depois de comprar a The Body Shop, Natura ultrapassa Unilever e lidera setor de beleza no Brasil

Fábrica de produção de sabonetes da Natura Ekos, em Belém | Henry Milléo/Gazeta do Povo/Arquivo
Fábrica de produção de sabonetes da Natura Ekos, em Belém (Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo/Arquivo)

Depois de ter comprado a marca britânica The Body Shop por € 1 bilhão no ano passado, a brasileira Natura ultrapassou a multinacional Unilever, fabricante de marcas como Dove, e se tornou a líder de mercado no segmento de produtos de beleza e cuidados pessoais. A empresa brasileira terminou o ano de 2017 com market share (participação de mercado) de 11,7%, contra 11,1% da Unilever, que ficou na segunda colocação. Em terceiro lugar, aparece o Grupo Boticário, com 10,8%.

Os resultados foram divulgados pela empresa de pesquisas Euromonitor. Os dados englobam as principais fabricantes de produtos de beleza e cuidados pessoas no Brasil e o resultado final é feito levando em consideração o valor de vendas para o consumidor final. Todos os produtos de beleza e cuidados pessoais são computados no levantamento.

Em 2016, quando a Natura ainda não tinha comprado a The Body Shop, o cenário era inverso. A Unilever liderava com folga, com 12,6% de market share, o que lhe garantia 1,8 ponto percentual de distância para a segunda colocada, a Natura, com 10,8%. O Grupo Boticário continuava na terceira colocação, com 10,6% de participação de mercado.

A liderança registrada em 2017, porém, não é uma novidade para a Natura. A empresa chegou a ocupar a primeira colocação no segmento de produtos de beleza e cuidados pessoais até o ano de 2013. Em 2014, a multinacional Unilever assumiu a ponta e permaneceu até 2016.

Setor de cosméticos

Já quando os dados são exclusivamente do setor de cosmético, as posições das empresas mudam. A líder continua sendo a americana Avon, com 24,4% de participação de mercado. Já a segunda colocação passou para as mãos do Grupo Boticário, que saltou de um market share de 11,3% para 15,3% com a aquisição da marca Vult em março. Já a Natura caiu para a terceira posição, com 11,9%. Os dados, porém, consideram somente o setor de cosmético no Brasil.

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