• Carregando...
Site do Facebook aberto. | Loic Venance/AFP
Site do Facebook aberto.| Foto: Loic Venance/AFP

O Facebook passará a informá-lo quando alguém publicar uma foto sua — mesmo que você não esteja marcado. O movimento é mais um dos vários recentes que gigantes da tecnologia fizeram no sentido de acrescentar mais tecnologia de reconhecimento facial ao dia a dia dos usuários.

O novo recurso, que o Facebook apresenta como uma medida de controle para a imagem do usuário, é uma das três novas aplicações da tecnologia de reconhecimento facial que a empresa anunciou na terça-feira (19).

Essas adições expandem a forma como o Facebook já usa o reconhecimento facial, principalmente através de "sugestões de marcar" — um recurso introduzido em 2010 que sugere quais dos seus amigos podem ser marcados nas fotos que você envia à rede social. Se você já optou por não usar esse recurso, também será excluído automaticamente dos novos anunciados esta semana.

O Facebook está colocando todos esses recursos em uma única configuração, o que significa que se você quiser ser notificado quando aparecer em fotos de amigos ou em perfis de estranhos, terá que aceitar o pacote completo, ou seja, todas as aplicações de reconhecimento facial.

A empresa também dirá quando alguém — amigo ou não — usa uma foto sua como a de perfil. O objetivo é combater as personificações, que já são proibidas nos termos de uso, mas que, de outra forma, podem ser difíceis de detectar. A empresa também vai usar o reconhecimento facial para descrever imagens para pessoas com deficiências visuais; alguém que olha para uma foto usando um leitor de tela pode ouvir quais dos seus amigos estão na imagem pelo nome.

Os recursos demonstram como o Facebook vem usando a torrente de dados de reconhecimento facial, um tipo de dado que se tornou primordial para as grandes empresas de tecnologia. A Apple substituiu o leitor de impressões digitais por uma câmera de reconhecimento facial para desbloquear o iPhone X e também usa reconhecimento facial para classificar fotos. O Google também aumentou seu interesse pelo reconhecimento facial e implementou recursos em seu serviço de fotos que agrupam imagens por pessoa.

O banco de dados de reconhecimento facial do Facebook tem uma impressão dos rostos dos usuários, que ele chama de "template". "Nossa tecnologia analisa os pixels da foto em que você foi marcado e gera uma série de números, que chamamos de um 'template'", disse Joaquin Quiñonero Candela, diretor de Aprendizagem de Máquina Aplicada do Facebook, em um blog oficial. "Quando vídeos e fotos são publicados em nosso sistema, nós os comparamos com o 'template'".

Os novos recursos começam a ser disponibilizados na terça-feira, em todos os mercados onde o reconhecimento facial é atualmente permitido no Facebook. Isso inclui os Estados Unidos e o Brasil, mas não o Canadá e a Europa, onde órgãos reguladores manifestaram preocupação acerca das funções de reconhecimento facial existentes do Facebook e como a empresa cumpre as leis de privacidade.

Os recursos mais recentes serão aplicados somente às novas fotos que serão enviadas à rede social, não sendo aplicados às fotos antigas. Os usuários do Facebook devem ser notificados através dos feeds sobre a novidade e a empresa incentivará todos a verificar suas próprias configurações.

Como sair?

Desativando o recurso.
Facebook/Reprodução

Para verificar a sua configuração de reconhecimento facial no Facebook, entre nas configurações, depois na seção "Configurações da Linha do Tempo e marcações" e expanda o item "Quem vê as sugestões de marcações quando as fotos parecidas com você são carregadas?" — ou clique neste link.

Ali, caso não queira que o Facebook crie o modelo e compare seu rosto com todas as fotos enviadas, troque a opção "Amigos" por "Ninguém".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]