A Embraer divulgou nesta terça-feira (16) que atingiu a meta de entrega de aeronaves previstas para 2017. A companhia encerrou o ano passado com um total de 210 jatos entregues, sendo 101 comerciais e 109 executivos (72 leves e 37 grandes). A meta era de 97 a 102 jatos comerciais, de 70 a 80 executivos leves e de 35 a 45 executivos grandes.
No segmento comercial, o avião E-Jet modelo E175 foi o que registrou o maior número de entregas no ano passado: 79 do total de 101 aeronaves comerciais entregues. Depois, aparecem os modelos E190 e E195 com, respectivamente, 12 e dez entregas registradas.
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Já na área executiva, o modelo que liderou o número de entregas em 2017 foi o Phenom 300, um jato executivo leve. Foram 54 unidades entregues do total de 109 do segmento. O Phenom 100 ficou na segunda posição, com 18 aeronaves entregues, seguido dos modelos de jatos grandes Legacy 500, 450, 650 e Lineage 1000 com, respectivamente, 15, 14, sete e uma entrega.
Pedidos firmes
A fabricante também encerrou o ano 1.835 pedidos firmes, sendo 1,4 mil entregues e 435 a entregar. A carteira de pedidos firmes a entregar totaliza US$ 18,3 bilhões. A maioria dos pedidos a entregar está concentrada na família de jatos comerciais E-Jet, sendo 106 entregas previstas para o modelo E195-E2, 106 para o E175 e 100 para o E175-E2.
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Entre as companhias que estão aguardando aeronaves da Embraer estão Skywest, Jet Blue, Horizon Air, Air Costa, Aercap e Azul. Há companhias aéreas com atuação em diversas regiões do mundo, com destaque para os Estados Unidos, Índia, Irlanda e Brasil.
Fatos marcantes em 2017
No ano passado, a Embraer destacou como fato marcantes a marca de 1,4 mil E-Jets entregues; a apresentação do jato executivo Phenom 300E; as inovações no Legacy 450 e Legacy 500, que foram preparados para contar com o Sistema de Navegação Aérea Futura e receberam novas opções em conectividade e assentos; o atingimento da Capacidade Inicial de Operação do avião militar KC-390; e a venda de 18 aeronaves A-29 Super Tucano, sendo seis para a Força Aérea dos Estados Unidos (que serão utilizados no programa A-29 no Afeganistão), seis aeronaves para a Força Aérea das Filipinas e outros seis modelos para um cliente não revelado.
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