A Embraer inaugurou nesta sexta-feira (25) o seu segundo Centro de Engenharia e Tecnologia no Brasil. O espaço foi instalado no prédio da incubadora Celta, dentro do Parque Tecnológico Alfa, em Florianópolis. O novo centro contará com uma equipe de 17 engenheiros da Embraer dedicados exclusivamente ao desenvolvimento de sistemas aeronáuticos.
A ilha que virou um polo de inovação
É o segundo Centro de Engenharia e Tecnologia (CETE) da Embraer no Brasil e o quarto em todo o mundo. A empresa brasileira fabricante de aviões inaugurou seu primeiro centro de inovação em Belo Horizonte, cinco anos atrás. Depois, ela abriu uma unidade em Melbourne, na Flórida, nos Estados Unidos, e outra em Évora, em Portugal.
A empresa escolheu Florianópolis para instalar o seu novo Centro de Engenharia porque já possui na cidade uma parceria com a Fundação Certi para desenvolvimento de tecnologia pré-competitiva em sistemas eletrônicos para uso aeronáutico. A parceria acontece desde 2015.
A Fundação Certi é uma instituição privada sem fins lucrativo que atua desde 1984 desenvolvendo produtos e projetos relacionados à tecnologia e inovação. Sua sede está em Florianópolis, dentro da Universidade Federal de Santa Catarina, e a sua incubadora de empresas, a Celta, fica no Parque Tecnológico Alfa, também na capital catarinense.
Em nota enviada à imprensa, a Embraer também destacou que escolheu Florianópolis porque a cidade conta com um ecossistema que fomenta a inovação e o desenvolvimento de tecnologias de ponta. A empresa ressaltou a qualidade da engenharia em Santa Catarina e a capacidade técnica dos especialistas da Fundação Certi, parceria no projeto de desenvolvimento de sistemas aeronáuticos da Embraer.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião