A Embraer inaugurou nesta sexta-feira (25) o seu segundo Centro de Engenharia e Tecnologia no Brasil. O espaço foi instalado no prédio da incubadora Celta, dentro do Parque Tecnológico Alfa, em Florianópolis. O novo centro contará com uma equipe de 17 engenheiros da Embraer dedicados exclusivamente ao desenvolvimento de sistemas aeronáuticos.
A ilha que virou um polo de inovação
É o segundo Centro de Engenharia e Tecnologia (CETE) da Embraer no Brasil e o quarto em todo o mundo. A empresa brasileira fabricante de aviões inaugurou seu primeiro centro de inovação em Belo Horizonte, cinco anos atrás. Depois, ela abriu uma unidade em Melbourne, na Flórida, nos Estados Unidos, e outra em Évora, em Portugal.
A empresa escolheu Florianópolis para instalar o seu novo Centro de Engenharia porque já possui na cidade uma parceria com a Fundação Certi para desenvolvimento de tecnologia pré-competitiva em sistemas eletrônicos para uso aeronáutico. A parceria acontece desde 2015.
A Fundação Certi é uma instituição privada sem fins lucrativo que atua desde 1984 desenvolvendo produtos e projetos relacionados à tecnologia e inovação. Sua sede está em Florianópolis, dentro da Universidade Federal de Santa Catarina, e a sua incubadora de empresas, a Celta, fica no Parque Tecnológico Alfa, também na capital catarinense.
Em nota enviada à imprensa, a Embraer também destacou que escolheu Florianópolis porque a cidade conta com um ecossistema que fomenta a inovação e o desenvolvimento de tecnologias de ponta. A empresa ressaltou a qualidade da engenharia em Santa Catarina e a capacidade técnica dos especialistas da Fundação Certi, parceria no projeto de desenvolvimento de sistemas aeronáuticos da Embraer.