Aconteceu na manhã desta segunda-feira (24) o voo inaugural do primeiro dirigível tripulado produzido na América Latina. A decolagem foi realizada em São Carlos, interior de São Paulo, às 08h30 e foi transmitido ao vivo através da página do Facebook da fabricante, a Airship do Brasil.
De acordo com informações da empresa, a aeronave ADV3-X01 possui 49 metros de comprimento e 17 metros de altura com capacidade de carga de aproximadamente 1,2 toneladas. Além do piloto, ela tem espaço para cinco ocupantes. O motor da aeronave é de 300 HP, permitindo um alcance de até 85 km/h.
A tecnologia LTA (“lighter than air”), usada no dirigível, é bastante restrita – apenas seis empresas têm o domínio sobre ela e a Airship do Brasil é uma delas. Por ser um dirigível, ele dispensa pista para decolagem e pouso e é mais eficiente no consumo de combustível do que aviões tradicionais. Utilizando a sustentação estática, o ADV3-X01 é capaz de flutuar mesmo sem a propulsão de motor, o que, segundo a empresa, aumenta a segurança durante os voos.
Algumas das possibilidades de uso da aeronave são: treinamento de pilotos; transporte de passageiros; voos de reconhecimento aerofotométrico, agricultura, busca e salvamento; transporte de pequenas cargas ou passageiros para áreas de difícil acesso; inspeção de linhas de transmissão de energia elétrica; marketing e propaganda. A comercialização civil do dirigível deve começar em 2018.
Confira a seguir o vídeo do voo inaugural da aeronave:
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião