A Hyperloop Transportation Technologies (HTT), empresa que trabalha no desenvolvimento de cápsulas de transporte que viajam “à velocidade do som”, um conceito criado por Elon Musk, fundador da Tesla e SpaceX, quer instalar um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil.
Elon Musk: o bilionário que promete salvar o futuro da humanidade
O objetivo seria construir no país um sistema de transporte de cargas em altíssima velocidade. As negociações com governos locais já começaram e o novo centro pode virar realidade em 2018.
As informações foram divulgadas por Bibop Gresta, cofundador e presidente do conselho da HTT, em reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico nesta segunda-feira (28). Ele esteve no país na última semana e se reuniu com o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, e com empresas do setor de transporte.
As negociações para instalar o Centro de P&D no Brasil já começaram. Segundo a reportagem do Valor Econômico, o governo de Minas Gerais e outros dois não identificados pela publicação já demonstraram interesse em ter o empreendimento em seu estado.
A expectativa da HTT é concluir as negociações o mais breve possível para ter a sua unidade no Brasil operando já no primeiro semestre de 2018. O investimento para construir o empreendimento seria de US$ 5 milhões, valor custeado pela própria HTT e algum parceiro local que queria participar do desenvolvimento do projeto.
Gresta disse em entrevista ao Valor Econômico que a tecnologia para transporte de altíssima velocidade — chamada de Hyperloop — já está pronta. Falta, segundo o executivo, apenas o aval para começar a fabricação e colocar o novo sistema de transporte para operar em até 36 meses.
A Hyperloop é uma cápsula que lembra um trem moderno. Ela é colocada dentro de tubos de baixa pressão e, por causa do ar pressurizado e de um sistema de propulsão, consegue atingir níveis de velocidade de 1,2 mil km/h em poucos segundos.
No Brasil, se a ideia de Musk vingar e o projeto do centro se tornar realidade pela HTT, ela seria dedicada ao transporte de cargas. Em outros locais e por outras empresas, como a Hyperloop One e a TransPod, a tecnologia está sendo testada para o transporte de pessoas.
Veja, abaixo, um vídeo em inglês que explica um pouco mais sobre a tecnologia:
Atualizada às 10h20 do dia 29: originalmente, a matéria informava que a Hyperloop Transportation Technologies (HTT) era uma empresa de Elon Musk, o que não é o caso. Musk desenvolveu a tecnologia e a publicou livre de royalties para que empresas como a HTT possam desenvolvê-la de maneira independente.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Deixe sua opinião