Starbucks tem 105 lojas no Brasil e pode chegar a 170 com o novo dono| Foto: CRB/AT/CAETANO BARREIRA

As operações do Starbucks no Brasil podem ser vendidas para a empresa de private equity SouthRock, de acordo com informações do Valor Econômico. A proposta estabelece que a SouthRock se torne a máster franqueada da rede e administre as atuais 105 lojas do grupo americano no país. Ela também será responsável por abrir e administrar novas unidades.

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O jornal ainda apurou que o acordo entre as empresas terá validade de 20 anos, podendo se estender por mais 20. Procurado pelo jornal, o Starbucks confirmou somente que assinou um “acordo de licenciamento com a SouthRock para que uma de suas subsidiárias opere três lojas no Aeroporto Internacional de Guarulhos”, em São Paulo.

Foi a própria SouthRock quem procurou o Starbucks e propôs o negócio, segundo a reportagem.

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Acelerar a expansão

A venda das operações teria como objetivo acelerar a expansão do Starbucks no país. Segundo a reportagem, a SouthRock tem planos de abrir 60 novas lojas do Starbucks nos próximos três anos. As nova unidades estariam concentradas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e, inicialmente, não há previsão de entrada em novas praças.

A rede tem atualmente 105 cafetarias no país, a grande maioria em São Paulo e Rio de Janeiro. Se a expansão realmente vier a acontecer, a companhia vai chegar a 165 unidades até 2020.

Desde 2010, quem comanda 100% das operações do Starbucks no Brasil é a própria Starbucks Corporation. Antes disso, a empresa era controlada pela Cafés Sereia do Brasil, que detinha 51% do negócio, os restantes 49% controlados por americanos.