O Paraná é sede de 15 das 50 empresas mais inovadoras da região Sul, de acordo com levantamento feito pela revista Amanhã em parceria com o instituto britânico IXL-Center. São cooperativas e companhias dos setores de telecomunicações, tecnologia, papel e celulose, saúde, varejo e logística que investem em pesquisa e desenvolvimento para gerar inovações tanto em processos quanto em produtos.
A paranaense mais bem colocada no ranking é a cooperativa Frimesa. Ela é a única representante do estado entre as dez primeiras colocadas da região Sul. Logo atrás, entre as 25 primeiras, aparecem Algar Telecom, Prati-Donaduzi, Positivo Tecnologia e Klabin. As demais companhias com sede no estado ficaram entre a 26.ª e a 50.ª colocação no ranking da região Sul.
As empresas mais inovadoras da Região Sul com sede no Paraná, segundo a revista Amanhã:
- Frimesa
- Algar Telecom
- Prati-Donaduzzi
- Positivo Tecnologia
- Klabin
- Bematech (Totvs)
- Ceabs Serviços
- Clinipam
- Cocamar
- Neodent
- Perkons
- Potencial Biodiesel
- Radiante Engenharia de Telecomunicações
- Sascar
- Usina de Açúcar Santa Terezinha
Além das 50 mais inovadoras, o levantamento também elegeu as cinco empresas estatais e filantrópicas da região Sul que mais inovam. Das cinco, três são paranaense:
- Sanepar
- Copel
- Hospital Santa Casa de Misericórdia de Curitiba
A pesquisa também listou os cinco estabelecimentos de ensino e pesquisa mais inovadores da região Sul. Somente uma companhia paranaense aparece na lista:
- Institutos Lactec
Para fazer os rankings, a revista Amanhã usou a metodologia do Global Innovation Management Institute (Gimi), aplicada pelo instituto britânico IXL-Center, que tem escritório no Brasil. As empresas participantes do levantamento responderam 30 questões sobre processos, estratégia e recursos voltados à inovação, tendo por base o ano de 2015.
Participaram cerca de 200 empresas do Sul que compõem o ranking das maiores empresas da região (levantamento também feito pela revista Amanhã) e aquelas companhias que optaram por se inscrever no processo.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”