Desde quando estreou na região Norte do país, a rede catarinense de lojas de departamento Havan tem chamado a atenção por causa de suas megalojas com arquitetura inspirada nos Estados Unidos. Foi por lá, durante o ano passado, que começaram os boatos de que a marca pertencia aos ex-presidentes Dilma e Lula, história já desmentida pelo fundador e único dono da marca Luciano Hang. Agora, a empresa desperta a curiosidade dos moradores locais por causa de suas réplicas da Estátua da Liberdade que são transportadas em caminhões e balsas para chegar até as unidades da rede na região.
A última estátua a chegar à região Norte foi a da centésima loja, a ser inaugurada no dia 5 de agosto, em Rio Branco (AC). O objeto, que tem 33 metros de altura sem contar a base, viajou mais de 4 mil quilômetros durante cerca de 15 dias para chegar até o local. Ele precisou de um caminhão com baú de 23 metros de comprimento e 5 metros de largura para ser carregado pelas estradas do país e também contou com auxílio de balsas para passar por locais onde não existam estradas transitáveis.
Logística
A empresa ainda teve que montar um esquema de transporte junto à Polícia Rodoviária. Como a estátua é muito grande e é carregada em um caminhão extenso que só pode andar com velocidade máxima de 60 km/h, as autoridades exigem que o trajeto a ser feito seja acordado para não prejudicar o trânsito. Por exemplo, em algumas cidades a estátua teve que esperar o anoitecer para continuar o seu trajeto. Em outras, só podia trafegar de dia.
Toda essa logística acontece porque as estátuas são feitas em Itajaí e em Balneário Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina. As empresas parceiras da varejista demoram entre 30 e 40 dias para fabricar cada estátua. Somente a base dela é feita na cidade em que a loja Havan é instalada.
Inspiração
As estátuas da Havan são uma réplica da Estátua da Liberdade e funcionam como uma homenagem ao país americano, além de simbolizar o sucesso e ser uma jogada de marketing para chamar a atenção por onde se instalam. Elas foram incorporadas como símbolo da marca catarinense em 1996 e desde então passaram a ser instaladas nas megalojas da rede, ou seja, unidades com cerca de 15 mil metros quadrados e mix de 100 mil produtos entre tecidos, roupas e produtos de cama, mesa e banho, artigos eletrônicos, brinquedos, ferramentas e utensílios domésticos.
A maior estátua está na loja de Barra Velha, no litoral norte de Santa Catarina, com 57 metros de altura. Ela é maior até mesmo que a original, em Nova York, que tem 46 metros de altura, sem contar a base. Em Barra Velha está também a sede administrativa da empresa e o centro de distribuição, de onde saem todos os produtos da rede, a maioria de fabricação própria, para as 98 unidades já inauguradas em 18 estados brasileiros.
Região Norte e marketing
No Norte, a Havan conta com 3 megalojas e uma unidade média (sem a estátua). A próxima a ser inaugurada na região – e a loja de número 99 da rede – será a megaloja de Cacoal, em Rondônia, no próximo dia 22. Em agosto, a empresa comemora a abertura da centésima unidade, em Rio Branco.
Desde quando estreou na região, há pouco mais de dois anos, a rede catarinense tem chamado a atenção da população. A empresa até lançou nas redes sociais uma campanha com a hashtag #EstatuaNaEstrada para que as pessoas pudessem compartilhar as imagens que faziam da estátua sendo transportada pelas ruas do país:
“Não tem uma loja tão grande como a Havan no Norte. As únicas que existem são alguns shoppings e materiais de construção”, afirma o supervisor regional Norte e Centro-Oeste da Havan, Roberto Ferreira da Silva. “Quando a gente começa a construir, o pessoal pensa que é até um shopping.”
Ele também explica que a campanha nas redes sociais, com fotos do trajeto da estátua e estímulo para que a população também encaminhe sua imagem, é uma forma de divulgação da chegada da rede na região. “Colocamos a expectativa em cima do trajeto da estátua e as pessoas respondem querendo que a estátua vá para a sua cidade. Chama a atenção por onde passa e vira até ponto turístico”, conta Silva.
No dia em que a estátua da loja que será inaugurada em Cacoal foi montada, relata Silva, houve até uma festa. A empresa gravou todo o momento para usar como peça de marketing e os moradores da região acabaram se amontando no entorno do objeto para ver ele ganhar forma e altura.
Dados
Uma megaloja da Havan custa entre R$ 25 milhões e R$ 35 milhões, tem cerca de 15 mil metros quadrados, mix de 100 mil produtos e gera cerca de 150 empregos diretos. As lojas são construídas em 60 e 65 dias e a fachada é inspirada na Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos.
Em 2016, a Havan faturou R$ 4 bilhões. Para este ano, a previsão é encerrar com faturamento de R$ 5 bilhões, incluindo as inaugurações.
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