A fabricante de chips Qualcomm anunciou que fechou contrato com diversas fabricantes para que elas lancem smartphones com a tecnologia 5G a partir de 2019. Os modems da família Snapdragon X50 devem alcançar velocidade de download de 4,5 Gbps (Gigabits por segundo).
Ao todo, 18 fabricantes aderiram ao chip 5G da Qualcomm e devem lançar no mercado smartphones compatíveis com a tecnologia já ao longo do próximo ano. São eles: Asus, Fujitsu, HMD Global (que faz os celulares com a marca Nokia), HTC, Inseego/Novatel, LG, NetComm, Netgear, Oppo, Sharp, Sierra, Sony, Telit, Vivo, Wingtech, WNC, Xiaomi e ZTE.
No final de janeiro, a Qualcomm anunciou um “acordo plurianual de parcerias estratégicas” com a Samsung em que elas se comprometeram a aumentar a colaboração tecnológica e em negócios através da transição para o 5G. Quanto à Apple, a outra ausência notável na lista, a colaboração será mais complicada devido às disputas na Justiça norte-americana em que elas estão envolvidas. Há rumores de que os próximos iPhones devem utilizar apenas modem Intel.
Na mesma ocasião, a Qualcomm anunciou uma parceria com 18 operadoras ao redor do mundo a fim de conduzir testes de 5G em 2018. Das que atuam no Brasil, apenas a TIM consta na lista. Em nota, Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, disse que “esses testes demonstram como estamos trabalhando com operadoras globais para impulsionar o crescimento e a inovação na indústria móvel e tornar o 5G uma realidade, apoiando o grande número de lançamentos comerciais previstos para 2019”.