Em uma conferência realizada em Nova York nesta terça-feira (18), a diretora de parcerias do Facebook, Campbell Brown, afirmou que a empresa está trabalhando na implementação de um sistema de assinaturas de notícias na plataforma, semelhante ao utilizado por portais de notícias em todo o mundo.
De acordo com o portal The Street, que acompanhou o evento, os primeiros testes do produto começarão já em outubro e ele será implementado com base no Instant Articles, plataforma de publicação da rede social em parceria com sites e jornais.
Ele não deve ser muito diferente dos outros serviços de paywall do mercado: depois que os usuários lerem 10 notícias gratuitas, eles terão que assinar o serviço para ter acesso a outras. Outro detalhe comentado pela diretora é de que o sistema também redirecionaria o usuário para a página oficial do jornal ou publicador com o objetivo de incentivar o usuário a assinar o serviço.
“Uma das coisas que ouvimos de jornais e portais online é que ‘queremos um produto de assinatura no Facebook – nós queremos poder ter um paywall na rede social’”, teria dito a diretora da rede social, afirmando que o lançamento do produto “já está sendo feito”.
O desenvolvimento de tal serviço não é um assunto recente: no último mês, representantes de sites como Wall Street Journal e New York Times deram a entender em entrevista que o sistema de assinaturas estava “sendo implementado” pelo Facebook. Brown não afirmou, entretanto, quando o serviço será oficialmente lançado – e em quais países – e qual o possível preço.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião