O Google anunciou na última segunda-feira (5) que um dos recursos mais futurísticos do Pixel 2, seu smartphone lançado no ano passado, chegará a todos os dispositivos Android – e, em breve, aos iOS.
O Google Lens é uma ferramenta da câmera capaz de reconhecer restaurantes, marcas, flores, paisagens e objetos do mundo real somente ao apontar a câmera para algum deles. A ideia é ser uma ferramenta de busca visual, que funciona somente com imagens. Com a imagem capturada, o Lens identifica qual o “objeto” da busca e levanta informações relevantes para o usuário.
Além dessa possibilidade, ele também é capaz de conectar o smartphone a uma rede Wi-Fi se o usuário tirar uma foto do nome e senha da rede, tal como do verso de um roteador.
Segundo o Google, inicialmente pode haver dificuldade no reconhecimento de alguns objetos, pois, como usa inteligência artificial para tal, a ferramenta fica melhor e mais aprimorada quanto mais for usada pelas pessoas.
Esta é uma das tecnologias mais futuristas em que o Google está trabalhando. Poucas empresas lançaram recursos semelhantes, como é o caso do Pinterest.
De acordo com a empresa, o Lens passará a ser um recurso do aplicativo Google Fotos. Nos dispositivos Android, ele aparecerá como uma lupa na parte superior da tela. A empresa não revelou quando o Google Lens deve chegar aos dispositivos iOS.
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Rosângela Moro defende união da direita para fazer frente a Lula e ao PT em 2026