Galaxy Note FE é uma reedição do Galaxy Note7 focada nos fãs| Foto: SamsungDivulgação

A Samsung anunciou neste domingo (2) que os celulares da linha Galaxy Note7 que foram recolhidos recentemente pelo recall da companhia serão reciclados e vendidos a partir desta semana na Coreia do Sul.

CARREGANDO :)

Agora chamado Galaxy Note FE (abreviação para “Fan Edition”, ou edição dos fãs), que usa peças não utilizadas nos smartphones Note7, será vendido no país a partir de sexta-feira (7) por cerca de US$ 611, preço cerca de 25% menor que o original. A empresa disse que o fornecimento será limitado a 400 mil unidades. Os planos de vendas no exterior ainda serão definidos, afirmou a companhia em um comunicado.

Segundo a Samsung, o Note FE tem "segurança perfeita". O Galaxy Note7 foi o maior fiasco da história da Samsung. Quando lançado, em agosto de 2016, o aparelho era considerado uma resposta da Samsung ao próximo iPhone da Apple. Também foi um dos celulares mais caros já lançados pela empresa coreana, com preço sugerido partindo de US$ 850.

Publicidade

Mas depois que surgiram relatos de superaquecimento em suas baterias, com algumas inclusive pegando fogo, a Samsung fez um recall do aparelho menos de um mês após o seu lançamento a fim de substituir as baterias. Esse segundo lote, porém, apresentou a mesma tendência, o que levou a Samsung a interromper as vendas e cancelar a fabricação do Galaxy Note7.

As autoridades da aviação em todo o mundo proibiram uso do telefone dentro das aeronaves e as fotos de aparelhos queimados circularam em redes sociais. A Samsung gastou bilhões de dólares para realizar o recall e reajustar as expectativas de faturamento, além de ver suas ações desvalorizarem fortemente.

As falhas na bateria do Galaxy Note7

No início deste ano, a empresa divulgou os resultados da investigação e culpou falhas no projeto e produção de baterias fornecidas por dois fabricantes, além de uma revisão profunda nos testes de qualidade para que problemas similares não voltassem a ocorrer. A bateria do Galaxy Note FE tem capacidade menor, de 3200 mAh, e foi “melhorada com múltiplos designs de segurança.” A do Galaxy Note7 tinha 3500 mAh.

O Galaxy Note FE possui tela de 5,7 polegadas e vem acompanhado de uma caneta S Pen, ou seja, traz as mesmas especificações e características do Galaxy Note7. Além do nome e da bateria, há apenas outras duas novidades em relação ao projeto fracassado original. Uma delas é inclusão da Bixby, assistente virtual parecida com a Siri, da Apple, que estreou no Galaxy S8 e, por ora, só está disponível em alguns mercados como o sul-coreano e o norte-americano. A outra, a inscrição “Fan Edition” nas costas do aparelho:

Inscrição nas costas do Galaxy Note Fan Edition<br> 
Publicidade