A Gazeta do Povo lançou nesta semana o seu novo site, mais prático e funcional, voltado para facilitar a leitura de quem consome informação pelo celular. Seguindo a lógica “mobile first”, que prioriza plataformas móveis, o site foi reformulado tecnologicamente e ganhou um novo design e novas funcionalidades. As novidades proporcionam uma navegação mais intuitiva e personalizada ao leitor.
INFOGRÁFICO: confira as principais mudanças do site
As mudanças começaram a ser desenhadas em agosto do ano passado e o novo site foi lançado oficialmente em 1º de maio. Ele faz parte do novo projeto editorial da Gazeta do Povo, que passa a ter foco no digital e na distribuição em plataformas móveis e que reforçou o time de jornalistas com novos colunistas e uma equipe maior em Brasília. A próxima etapa é o lançamento da edição semanal do jornal, prevista para circular no dia 3 de junho.
O diretor de redação da Gazeta do Povo, Leonardo Mendes Júnior, afirma que a reformulação do site, sob a lógica do “mobile first”, foi pensada para atender a uma demanda dos próprios leitores. “Esse é o comportamento do nosso leitor. Ele consome mais conteúdo no digital do que no papel. E dentro do digital, ele consome mais no mobile [celular] do que no desktop.”
Ele explica, ainda, que a nova lógica de organização e apresentação dos conteúdos vai facilitar a vida do leitor e tornar a navegação mais agradável. “O novo site vai atender ainda mais o curitibano, com uma seção dedicada a conteúdos e serviços locais, e proporcionará ao novo leitor uma página mais limpa e com conteúdos universais”, completa Leonardo Mendes Júnior.
Geolocalização
Uma das grandes novidades do novo site é a geolocalização, que permite ao leitor consumir informação de maneira personalizada. Ao acessar o site em Curitiba, por exemplo, o leitor vai encontrar primeiros as notícias mais importantes da capital. Já quem acessa o site fora do Paraná verá primeiro as notícias de âmbito nacional. O direcionamento é feito automaticamente conforme o IP de cada máquina. Mas, se o leitor preferir, é possível optar por Curitiba, Paraná ou Nacional na seção Localização, que fica dentro do Menu, no canto direito superior do site.
Navegação
Outra novidade é a barra de navegação mais limpa. Nela, além do Menu e da opção de Login, o leitor encontrará as opções Obsessões, Populares e Últimas. Ao clicar em Obsessões, o leitor é direcionado às notícias relacionadas a assuntos prioritários à empresa. Em Populares, o mais lido e comentado do dia. E em Últimas, aos conteúdos mais recentes do site.
Editorias
O Menu também foi totalmente reformulado para acompanhar o novo padrão de editorias da Gazeta do Povo. Saíram os nomes Vida Pública, Vida e Cidadania e Caderno G, que seguiam a lógica do impresso, e ficaram nomes autoexplicativos de editorias: Política, Economia, Justiça, Educação, Mundo, Ideias, Opinião, Cultura, Família, Estilo de Vida, Paraná e Curitiba. O Menu conta também com os Trending Topics, ou seja, os tópicos mais importantes do noticiário local e nacional. Nele entram assuntos como Lava Jato, reforma da Previdência, Libertadores ou Greve Geral.
Em algumas editorias dentro do Menu, há subeditorias. Em Política, por exemplo, há as seções República, dedicada à cobertura de política e economia nacional, e Paraná, que cobre os mesmos assuntos em âmbito regional. Na editoria de Economia, há as subeditorias Nova Economia para assuntos sobre negócios e tecnologia e Livre Iniciativa para carreira, empreender e finanças. Já em Curitiba, além das notícias da cidade, o leitor encontra seções específicas para os três principais times da capital (Atlético-PR, Coritiba e Paraná), além de obituário e previsão do tempo.
Resumos do dia
E, para facilitar ainda mais a vida do leitor em meio à tanta informação, a Gazeta do Povo trará três resumos do dia, chamados de Bom Dia, Boa Tarde e Boa Noite. O Bom Dia sai logo no início da manhã e reúne as informações mais importantes do dia que passou e o que está por vir. Ele é publicado em formato de matéria, com os links para os conteúdos.
Já os outros dois resumos aparecem no topo do site durante uma hora. Eles reúnem uma seleção de seis conteúdos que melhor explicam o que aconteceu no dia até li. O Boa Tarde fica no ar das 13h às 14h e o Boa Noite, das 20h às 21h. Aos fins de semana, há uma edição única de domingo das 9h ao meio-dia.
Site mais rápido
Mais uma novidade, só que invisível ao leitor, é a tecnologia por de trás do site. A plataforma passará a ter elementos mais leves que carreguem a página mais rápido. Com isso, uma página pode ser acessada mais rapidamente pelo leitor e vai consumir menos dados de internet.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais