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Foi-se o tempo em que o sucesso de um jornal era medido apenas pela sua tiragem ou, no caso dos digitais, pela quantidade de visualizações. Anunciado hoje (29), o Impacto.jor é um projeto que promete levar o jornalismo feito no Brasil para além dessas métricas objetivas. Com ele, o objetivo passa a ser medir, acompanhar e entender melhor o impacto real que os jornais causam na sociedade.

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Fruto de uma parceria entre cinco redações (Gazeta do Povo, Folha de S.Paulo, Veja, Nexo e Nova Escola), o Google News Lab e o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), o Impacto.jor foi idealizado pelo jornalista, desenvolvedor e pesquisador Pedro Burgos, que passou dois anos em Nova York estudando como as maiores ONGs de jornalismo investigativo de lá, como o The Marshall Project e a ProPublica, operam.

Para Leonardo Mendes Júnior, diretor de redação da Gazeta do Povo, o Impacto.jor soluciona dois grandes impasses do jornalismo digital. “O primeiro, para dentro das redações, é como medir a relevância. Esta metodologia permite medir o impacto qualitativo do conteúdo, além dos cliques, compartilhamentos e curtidas, que são muito importantes, porém incompletos.”

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Ele continua: “E isso leva à segunda solução. O Impacto.jor nos permite mostrar ao nosso leitor o quanto o jornalismo que ele financia com a assinatura dele está transformando a sociedade em diferentes dimensões. Para um negócio com base em pagamento por conteúdo, como é a Gazeta do Povo, essa prestação de contas é fundamental.”

O Impacto.jor compreende desde o elogio sincero de um leitor no espaço para comentários da matéria até grandes mudanças que mexem com o poder e o bolso do cidadão, passando por outros impactos positivos na sociedade como prêmios recebidos, citações por personalidades, políticos e influenciadores, e melhorias gerais na vida das pessoas. 

Tecnologia nas redações

Para os jornalistas, o Impacto.jor se apresenta como uma combinação de tecnologias que ajudam a mensurar o impacto das suas reportagens na sociedade. Há um formulário, onde os desdobramentos do trabalho são registrados, e esse conteúdo é complementado por robôs, que monitoram redes sociais, influenciadores digitais, blogs e outros sites noticiosos a fim de “sugerir” impactos automaticamente.

Todo esse conjunto de informações compõe um painel de controle que traz, ainda, dados de audiência e de redes sociais, a fim de oferecer insights aos envolvidos. Em comunicado, o Google News Lab explica as ramificações possíveis a partir dessa estrutura a todos os envolvidos:

“Equipes editoriais poderão medir o desempenho de seus repórteres também pelo impacto que eles causam. Os times comerciais poderão desenvolver campanhas que colocam o impacto do jornalismo no centro da conversa. Leitores poderão enxergar de forma mais clara qual é o impacto que as publicações causam.”

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Em um segundo momento, a metodologia e as ferramentas do Impacto.jor serão liberadas gratuita e livremente para que outras redações interessadas adotem o modelo também.

Em tempos de fake news, pós-verdade e muita desinformação correndo solta pelas vias digitais, mensurar e mostrar que o trabalho jornalístico sério e profissional faz a diferença é imprescindível.