Enquanto o setor de higiene pessoal e beleza encolheu 6% no ano passado, o Grupo Boticário conseguiu crescer em meio à crise. A companhia paranaense faturou R$ 11,4 bilhões em 2016, valor 7,5% superior ao registrado no ano anterior. O desempenho ficou acima da inflação do período, que foi de 6,29%, e marcou a retomada do crescimento real da empresa, já que em 2015 o grupo teve resultado real negativo, ao crescer apenas 8,8% enquanto a inflação ficou em 10,69%.
LEIA MAIS sobre negócios e tecnologia
O grupo também anunciou que abriu 100 novas lojas ao longo do ano de 2016, número maior do que a perspectiva divulgada em novembro, que era de 70 unidades. Parte das novas lojas foi aberta pelas três marcas mais jovens do grupo: Eudora, quem disse, Berenice? e The Beauty Box. Ao todo, a empresa terminou o ano com 4.063 mil lojas - incluindo a marca O Boticário -, comandadas pelos mais de 900 franqueados do grupo em todo o país e no exterior.
Apesar do desempenho positivo, o Grupo Boticário continua atrás da Natura, sua principal concorrente no mercado de beleza e cuidados pessoais. A Natura terminou o ano de 2016 com 10,8% de participação de mercado (market share), enquanto o grupo paranaense ficou com 10,6%. Com isso, a distância entre as duas empresas que era de 0,17 ponto percentual subiu para 0,2 ponto percentual. A líder de mercado no setor continua sendo a Unilever, com market share de 12,6%.
Foco da empresa em 2016
No ano passado, o foco do Grupo Boticário foi aumentar a presença de mercado das três marcas mais jovens do grupo, todas lançadas a partir de 2011. A quem disse, berenice? - marca de maquiagem voltada ao público jovem - expandiu para o exterior ao inaugurar lojas em Portugal, onde O Boticário já está presente.
A The Beauty Box - loja multimarcas, com foco em produtos internacionais - começou a operar no Nordeste, já que antes a sua atuação estava restrita às regiões Sul e Sudeste. Já a Eudora, marca de perfume e maquiagem com apelo mais sensual, abriu pelo menos 40 novos pontos de vendas em diversas regiões do país, tanto para representantes (que atuam com venda direta) quanto para o consumidor final.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas