Fachada do centro de inovação da HyperloopTT, em Contagem (MG).| Foto: Divulgação/HyperloopTT

A Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT), empresa responsável por desenvolver o meio de transporte inovador projetado pelo bilionário Elon Musk, anunciou nesta sexta-feira (6) a criação do seu primeiro centro global de inovação e logística. O espaço, de 3,9 km² e localizado em Contagem (MG), abrigará a nova divisão de pesquisa logística da HyperloopTT, um laboratório de fabricação e um ecossistema de empresas líderes globais, startups, universidades, inovadores, cientistas e governos do mundo inteiro. A empresa afirmou que o centro tem operações previstas já para esse ano.

CARREGANDO :)

Inicialmente, o investimento feito no centro será de R$ 26 milhões, proveniente de uma parceria público-privada que inclui, além da HyperloopTT, investidores privados e a secretaria de desenvolvimento de Minas Gerais. O prédio que abrigará o centro foi cedido pelo município de Contagem.

LEIA TAMBÉM:Empresa de Elon Musk quer acabar com os engarrafamentos cavando túneis

Publicidade

“O Estado de Minas Gerais e o município de Contagem, em particular, são um dos centros de distribuição de carga mais importantes para o Brasil. Com uma posição geográfica estratégica, uma alta concentração de grandes indústrias, e uma dedicação à inovação, é o local ideal para o Centro Global de Inovação em Logística da HyperloopTT”, disse o presidente da empresa, Bibop Gresta, durante o anúncio. Na segunda-feira (9), Gresta e Guto Ferreira, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI, uma das parcerias no projeto), assinam em Brasília um memorando de entendimento para a consolidação da parceria.

O objetivo do centro é, segundo a HyperloopTT, “aproveitar uma série de estudos de viabilidade para diferentes rotas no Brasil, tanto para carga quanto para passageiros”.

Além do centro, a HyperloopTT anunciou também a chegada da Hyperloop Academy no Brasil. Através dela serão realizados treinamentos, projetos e parcerias com universidades, startups, centros de pesquisa e desenvolvimento e outras organizações. É uma forma encontrada pela empresa de agregar tecnologias de terceiros que, usualmente, não teriam tanta visibilidade.

Viagens a 1.200 km/h

Ilustração do Hyperloop em ação. 

Considerado um dos sistemas de mobilidade mais revolucionários da atualidade, o Hyperloop consiste em uma “cápsula” que viaja através de um tubo através de levitação passiva magnética, tecnologia que permite que a cápsula alcance a velocidade de 1.200 km/h. Nessa velocidade, é possível viajar entre São Paulo e Belo Horizonte em 30 minutos.

Publicidade

O objetivo é criar uma rede completa de mobilidade. Esse projeto foi inicialmente concebido por Elon Musk, fundador da Tesla e da SpaceX.

“Queremos que no futuro seja possível integrar todas as modalidade de transporte, até mesmo aéreo. É uma forma de redimensionar a economia e transformar as cidades, que buscam soluções cada vez mais sustentáveis para solucionar os desafios atuais do transporte no Brasil”, disse Rodrigo Sá, head de desenvolvimento global da HyperloopTT.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]