Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
fontes renováveis

Instalados no Brasil, maiores parques solares da América do Sul entram em operação

Parque Ituverava, empreendimento localizado no município de Tabocas do Brejo Velho, no nordeste da Bahia, um dos maiores parques solares da América do Sul. | Divulgação
Parque Ituverava, empreendimento localizado no município de Tabocas do Brejo Velho, no nordeste da Bahia, um dos maiores parques solares da América do Sul. (Foto: Divulgação)

Os dois maiores parques solares da América do Sul, instalados no Brasil, entraram em operação nesta segunda-feira (18). Eles ficam em Tabocas do Brejo Velho, na Bahia, e em Ribeira do Piauí, no Piauí, e têm, juntos, capacidade anual para geração de 1.150 gigawatt hora (GWh) de energia, quantidade suficiente para abastecer 568 mil residências. Os empreendimentos são da companhia italiana Enel.

LEIA MAIS sobre negócios e tecnologia

A Enel começou a construir os dois parque solares em 2016, dentro do projeto Enel Green Power. O investimento total foi de cerca de US$ 700 milhões. Somados, os parques ocupam 1.269 hectares de área construída, têm quase 1,8 milhão de painéis solares e emitem 608 mil toneladas de gás carbônico a menos na atmosfera. 

O empreendimento localizado no município de Tabocas do Brejo Velho, no nordeste da Bahia, é chamado de Parque Ituverava. A planta, que ocupa uma área de 579 hectares, conta com 850 mil painéis solares, que, em plena operação, são capazes de produzir mais de 550 GWh anuais de energia. Essa quantidade é  suficiente para abastecer 268 mil lares.  

Já a planta de Ribeira do Piauí, na região semiárida do Piauí, é chamada de Parque Nova Olinda. O parque ocupa uma área de 690 hectares, tem 930 mil painéis solares e capacidade de produzir 600 GWh de energia por ano, o suficiente para abastecer 300 mil residências. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros