A Apple anunciou, ontem (5), o novo iOS 11, atualização do seu sistema operacional que roda em iPhones e iPads. Uma informação importante ficou de fora da apresentação do novo sistema: ele só funcionará em dispositivos de 64 bits. Na prática, significa que iPhone 5 e 5C e o iPad 4 não são elegíveis para receber a atualização.
Apple apresenta seu computador mais poderoso, caixa de som inteligente e mais
LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia
Desde o iPhone 5s e o iPad Air, ambos de 2013, a Apple usa processadores de 64 bits nos dispositivos móveis. A diferença para os de 32 bits é que esses mais novos, de 64 bits, conseguem lidar com mais memória e têm outras otimizações que aumentam o desempenho dos sistemas.
Com o iOS 11, a Apple deixará de oferecer suporte a dispositivos de 32 bits. Assim, iPhone 5, iPhone 5c e iPad 4 deverão estagnar no iOS 10. A informação pode ser vista na página de apresentação da atualização, que lista os dispositivos compatíveis -- e onde se nota a ausência dos referidos.
Além de não receberem as novidades da nova versão, eles deixarão de contar com atualizações de segurança e, com o tempo, a tendência é que as atualizações de apps deixem de contemplar esses produtos também.
Com a mudança, todos os apps também terão que ser compatíveis com a arquitetura de 64 bits para funcionarem no iOS 11. Essa exigência pode impactar usuários de todos os iPhones e iPads suportados, inclusive os mais recentes iPhone 7 e iPad Pro. Caso um app não tenha sido atualizado para 64 bits quando o iOS 11 sair, ele deixará de funcionar.
A Apple implementará, no iOS 11, uma tela nas opções do sistema que indica quais apps não foram adaptados para sistemas de 64 bits e são, portanto, incompatíveis. Para acessá-la, o usuário deverá entrar em Ajustes > Geral > Sobre > Aplicativos > Compatibilidade de apps.
O iOS 11 será uma atualização gratuita e será lançado no “verão” (do hemisfério norte). Tradicionalmente, a Apple libera grandes atualizações como esta junto a um novo iPhone, em setembro.