Para aumentar sua presença em São Paulo e ocupar o espaço vago deixado por suas concorrentes, a Livrarias Curitiba inaugura nesta sexta-feira (22) a 4ª loja no estado paulista. A rede paranaense investiu R$ 3 milhões para abrir uma unidade no Shopping Praça da Moça, na cidade de Diadema, na região metropolitana de São Paulo. O espaço tem 600 metros quadrados, cerca de 50 mil produtos e gerou 25 empregos diretos.
LEIA MAIS: Livrarias Curitiba vai investir R$ 34 milhões até 2018
A inauguração faz parte do projeto da Livrarias Curitiba de conquistar novos mercados, em especial o interior de São Paulo e a Grande São Paulo. A empresa já tinha duas unidades no estado, uma na capital e outra em São José dos Campos, e quer abrir outra três novas lojas até janeiro de 2018, totalizando cinco em todo o estado.
Das três novas unidades previstas para inaugurar em São Paulo, duas já foram concluídas neste ano. Em novembro, a livraria abriu sua primeira unidade em Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, no Shopping Taboão. Agora, na sexta-feira (22), é a vez de inaugurar em Diadema a segunda unidade prevista para inaugurar nete ano no estado. A terceira está prevista para ser aberta em janeiro de 2018, no Shopping Metrô Tucuruvi, na capital paulista.
As três novas lojas representam um investimento de R$ 9 milhões feito pelo grupo para ampliar a sua presença no estado de São Paulo. Em agosto, Marcos Pedri, diretor comercial e sócio da Livrarias Curitiba, explicou em entrevista à Gazeta do Povo que a estratégia de expansão para São Paulo acontece porque a rede já está bem posicionada no Paraná e em Santa Catarina e não tem pretensões de ir para o Rio Grande do Sul.
No estado de São Paulo, a Livrarias Curitiba foca em abrir lojas em shoppings centers que não têm grandes nomes locais, como a Saraiva e a Cultura. É uma estratégia para ocupar os espaços vagos deixados por suas concorrentes diretas e também se tornar conhecida na região.
E, diferente do que faz em Santa Catarina, onde incorpora o nome do estado e se chama Livrarias Catarinense, as lojas de São Paulo têm o nome de Livrarias Curitiba. O nome vem sendo bem aceito, influenciado, segundo Pedri, pelo sucesso da operação Lava Jato.
Novo centro de distribuição e venda de vinhos
Além do projeto de expansão para São Paulo, a Livrarias Curitiba está construindo um novo centro de distribuição. O espaço está sendo erguido no bairro Uberaba, em Curitiba, em um terreno de 23 mil metros quadrados. Ele terá 11,7 mil metros quadrados e também vai agrupar toda a área administrativa. As obras começaram no segundo semestre e devem ficar prontas em 2018. O investimento será de aproximadamente R$ 17 milhões.
Outra nova estratégia é a venda de vinhos. A empresa separou um espaço em suas lojas para vender vinhos do Brasil, Uruguai, Chile, Argentina, Portugal, Espanha, Itália e França. O acervo tem duas mil garrafas. A novidade já está em funcionamento na loja da Boca Maldita, em Curitiba, e da rua Felipe Schmidt, no centro de Florianópolis. A ideia é expandir para todas as unidades.
A Livrarias Curitiba tem 28 lojas, contando com a inauguração desta sexta-feira (22), nos estados do Paraná, Santa Catarina (com o nome de Livrarias Catarinense) e São Paulo. Em 2016, vendeu 5,7 milhões de livros e teve receita de R$ 263,8 milhões. Para 2017, a previsão é crescer 5% no número de produtos vendidos.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais