No final de semana passado, fui ao Google Play Store para baixar um aplicativo de relógio e alarme melhor (não pergunte) e estava surpreso com as opções. Quem poderia imaginar que havia muitas maneiras diferentes de ver um relógio no seu smartphone? Para o consumidor, a Play Store é assustadora. Para um empresário que desenvolve aplicativos, também deve ser frustrante. Imagine que seu produto é realmente melhor e mais confiável do que todo o resto, mas está tão longe na lista que quase ninguém acha.
Há boas notícias para os usuários e desenvolvedores de aplicativos. O Google está mudando isso.
Em um post publicado na semana passada, a empresa anunciou um novo algoritmo de pesquisa para aplicativos disponíveis na Google Play Store. Os melhores aplicativos serão classificados no início do resultado de busca. O que é um aplicativo “melhor”? De acordo com o Google, são aqueles aplicativos que simplesmente têm menos problemas, carregam mais rapidamente e usam menos energia da bateria. Como a empresa irá determinar isso? Ao monitorar o número de desinstalações solicitadas pelos usuários, além de comentários ruins. A empresa diz que a metade de suas avaliações de uma estrela identificaram os mesmos problemas mencionados acima.
A necessidade dessa mudança é óbvia. Com quase 3 milhões de aplicativos disponíveis na Play Store, o Google precisava de alguma forma para ajudar os consumidores a encontrarem os melhores, além de beneficiar seus desenvolvedores que produzem um produto de maior qualidade. Em outros movimentos para melhorar a qualidade do aplicativo, a empresa está convencendo seus desenvolvedores a usar suas ferramentas – como um “guia de práticas” recém-publicado e um Play Console Dashboard lançado no mês passado – para ajudar a identificar o desempenho ou outros problemas com os aplicativos antes de chegarem à loja .
A empresa testou o algoritmo com bons resultados. “A mudança teve um impacto positivo no engajamento – vimos que as pessoas usam mais aplicativos de qualidade superior e desinstalam-nas menos”, disse o Google em sua postagem no blog.
O movimento não só deve tornar a experiência melhor para os consumidores como eu, mas também ajudar os empresários a fazer excelentes aplicativos para aumentar suas vendas.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião