A fabricante francesa de cosméticos e produtos de beleza L’Oréal inaugurou nesta terça-feira (24) o seu primeiro Centro de Inovação e Pesquisa na América Latina. O empreendimento fica no Rio de Janeiro, na Ilha do Bom Jesus, e custou R$ 160 milhões. Os pesquisadores que trabalham no local vão desenvolver produtos de beleza específicos para as brasileiras e adaptar os produtos criados no exterior.
A L’Oréal começou a construir o seu primeiro Centro de Inovação na América Latina em 2011. A empresa explica que escolheu o Brasil porque o país conta a maior diversidade de tipos de pele e cabelo em todo o mundo, o que ajudará a empresa a acelerar o desenvolvimento de produtos específicos para o público brasileiro e customizar o que é criado no exterior à realidade local e latino-americana.
Segundo a L’Oréal, existem oito tipos de cabelo no mundo. No Brasil, é possível encontrar sete deles. Já em relação aos tipos de pele, existem 66 no mundo, sendo 55 por aqui.
Integração
O novo empreendimento está localizado na Ilha de Bom Jesus, mesma região em que está o Parque Tecnológico do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele tem cerca de 15 mil metros quadrados e emprega cerca de 100 pessoas. A sede da L’Oréal, que também fica no Rio de Janeiro, será levada para o local.
O local desenvolverá produtos para cuidados com os cabelos e proteção solar e higiene, com foco em atender o mercado brasileiro e latino-americano. Mas há a possibilidade que as inovações sejam lançadas mundialmente também.
A L’Oréal tem sete Centros de Inovação no mundo. Além do Brasil, no Rio de Janeiro, os demais estão na França, Estados Unidos, África do Sul, China, Índia e Japão.