Com o foco em inteligência artificial e a entrada de um novo fundo de investimento, o e-commerce curitibano MadeiraMadeira deve crescer 100% neste ano e se aproximar da meta de faturar R$ 1 bilhão em 2019. A companhia, que vende móveis, esquadrias, revestimentos, eletrodomésticos e eletroportáteis, vem investindo em tecnologia para automatizar atendimento, decisão sobre preços e condições de pagamento e relacionamento com fornecedores e transportadoras. O objetivo é ter um site cada vez mais funcional e preparado para atingir a meta de faturamento e chegar a 2 milhões de produtos cadastrados até 2021.
Com um modelo de negócio conhecido como dropshipping, em que não possue estoque, mas sim fornecedores de quem compra os produtos e transportadoras parceiras que pegam o item direto no fornecedor e levam até o consumidor, o MadeiraMadeira faturou R$ 200 milhões em 2016, valor que o colocou como 21.º maior comércio eletrônico do país, segundo ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Para este ano, prospecta um crescimento de 100%.
Foco em tecnologia
Um dos principais pilares para esses resultados é o investimento contínuo em tecnologia. “Nos consideramos uma empresa mais de tecnologia do que de varejo. A partir do momento em que decidimos desenvolver tecnologias dentro da própria casa, em vez de comprar ferramentas de terceiros, ganhamos muita agilidade”, afirma Marcelo Scandian, diretor de operações e cofundador do MadeiraMadeira.
Atualmente, a empresa opera com 12 softwares próprios, que atendem desde processos operacionais e fluxo de trabalho até a parte de inteligência artificial, em crescente desenvolvimento dentro da empresa. Um dos objetivos ainda para 2017 é o lançamento do chatbot, um atendente virtual com quem os clientes conversam, podem tirar dúvidas, fazer perguntas e são respondidos por um “robô inteligente”.
Scandian conta que a Ana, como será chamada a chatbot do site, deve ser lançada entre o fim de outubro e início de novembro. “Ela está aprendendo com todas as respostas que vamos dando nas conversas. Além de servir para tirar dúvidas dos consumidores ou atender o cliente que quer saber em que pé está sua compra, o chatbot também poderá ser utilizado para retenção de clientes e até para a venda. Por exemplo, se o cliente tem alguma dúvida específica sobre um produto, a Ana vai dentro do cadastro deste produto, encontra a informação a entrega para o cliente.”
Além do chatbot, a empresa possui ferramenta de pricing, que consiste em utilizar técnicas de inteligência artificial para verificar a disponibilidade de produtos nos concorrentes, os valores praticados, prazos de entrega, condições de pagamento e custo de frete para, a partir dessas informações, desenvolver seus próprios preços e condições.
Já no setor financeiro, a inteligência artificial atua para agilizar a gestão de fornecedores e transportadoras. “Com ela, conseguimos definir volumes de compra, taxas que têm sido aceitas, categoria em que o fornecedor está inserido e, desta maneira, adequar melhores taxas e melhores momentos de oferecer os recebíveis aos fornecedores”, explica o empresário.
Com a mesma ferramenta também é possível adequar as formas de pagamento repassadas aos clientes, como descontos e número de parcelas com ou sem juros. “Todo este trabalho operacional é muito difícil de fazer na mão. Então, com a utilização da tecnologia, conseguimos poupar tempo e focar em projetos de desenvolvimento”, acrescenta Scandian.
Novo investidor
A MadeiraMadeira conta, atualmente, com 60 mil produtos cadastrados em seu site, mas o número deve aumentar substancialmente nos próximos anos. A empresa está em fase final de negociações e deve receber um novo aporte financeiro ainda neste ano. Com o dinheiro, tem o objetivo de acelerar sua expansão e cadastrar 2 milhões de produtos em seu site até 2021.
“A empresa já para em pé sozinha, mas tendo em vista as grandes oportunidades de desenvolvimento em tecnologia, um novo investidor é necessário para acelerar nossos planos. O que faríamos em dez anos, queremos fazer em três, quatro. Nosso objetivo é crescer 100% ao ano, o que já vem acontecendo, de fato, desde 2010”, conta Scandian.
Scandian adianta que esse novo investimento deve ser histórico. “Pelo meu conhecimento, será um dos maiores investimos já feitos em empresas que começaram como startups. Por enquanto, não posso relevar mais, mas estamos em fase final, de fechamento de negócio, com proposta feita e aceita. Logo teremos novidades.”
Marcas próprias
Além dos investimentos em tecnologia, o MadeiraMadeira tem focado em desenvolver marcas próprias de itens como móveis e iluminação. Os produtos são exclusivos da marca e desenvolvidos pelos seus fornecedores. Eles são vendidos dentro do site do MadeiraMadeira e também em outros grandes canais, como B2W (dona da Americanas e do Submarino), Via Varejo (Casas Bahia, Ponto Frio e Extra) e Walmart. Metade do faturamento da empresa vem desses grandes canais.
O MadeiraMadeira conta atualmente com cerca de 340 funcionários. Segundo ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), é o 21.º maior e-commerce do país em faturamento, de acordo com dados de 2016. E, em um ritmo de crescimento superior a 100% ao ano, espera atingir mais uma meta importante: R$ 1 bilhão de faturamento em 2019. “E estamos dentro da meta. Estamos conseguindo”, conclui Marcelo Scandian.