Para acabar com o caos na cozinha, a rede paranaense de restaurantes Madero investiu em tecnologia. A empresa equipou todos os seus restaurantes com tablets, computadores e softwares de controle de produção para garantir que os pedidos de uma mesma mesa sejam entregues ao mesmo tempo e na temperatura ideal que o prato pede. A nova metodologia já reduziu em até 25% o tempo de espera dos pedidos e custou apenas R$ 3 milhões aos cofres do negócio que, em 2016, faturou R$ 446 milhões.
A necessidade de automatizar os restaurantes surgiu para acabar com o caos que é qualquer cozinha que opera em escala comercial. Antes, o Madero utilizava comandas de papel e toda a comunicação entre chefs, cozinheiros e assistentes era feita verbalmente, “na base do grito”. Não eram incomum erros nos pedidos ou tempo de espera acima do estabelecido.
Em 2016, a rede começou a testar a informatização ao disponibilizar tablets para os garçons que atuavam nas lojas da rede em contêineres. Todos os pedidos passaram a ser registrados no software presente no aparelho e os cozinheiros não precisaram mais perder tempo decifrando a letra dos seus colegas de trabalho.
Sistema KDS
Mas só informatizar os pedidos não foi suficiente para melhorar o atendimento e diminuir o tempo de espera. A rede investiu então no desenvolvimento de um software que controla os pedidos automaticamente. A cozinha ficou mais organizada, os erros diminuíram e as equipes se tornaram mais eficientes.
Chamado de sistema KDS (Kitchen Display Systems), o software produzido pela empresa mineira Teknisa recebe automaticamente todos os pedidos que os garçons anotam nos tablets. Depois, a própria plataforma organiza automaticamente a ordem do processo de produção dos pedidos de acordo com o total de pratos da cada mesa.
Por exemplo, em uma mesa em que um dos clientes pediu um cheeseburger e o outro uma carne grelhada, o computador mostra quais ingredientes devem ser preparados primeiro e quais devem ser levados ao fogo por último. Basta o cozinheiro avisar à máquina com um clique que começou o preparo que o software dá as instruções com a ordem correta e o tempo exato de preparo.
Isso para garantir que todos os pedidos de uma mesma mesa fiquem prontos juntos e na temperatura ideal. A tecnologia reduziu em até 25% o tempo de espera dos pedidos, que passaram a ser entregues em uma média de 13 minutos. “Ganhamos em tempo e estamos atendendo mais rápido. Se atendemos mais rápido, conseguimos atender mais clientes”, afirma Murilo Proença, diretor de TI do Madero.
Para 2017
Com a cozinha em ordem, a empresa espera crescer 66% neste ano em termos de faturamento, atingindo uma receita anual de R$ 740 milhões. No ano passado, a rede faturou R$ 446 milhões, 33% a mais do que em 2015. A expectativa é abrir 40 novos restaurantes ao longo de 2017, todos com a nova tecnologia.