Séria americana “This is Us” vai ser transmitida pela Hulu e pela NBC. Netflix e Amazon perderam a disputa. | Foto: Ron Batzdorff/NBC

O leilão para saber quem reprisaria a série de televisão americana “This is Us” começou com os candidatos de sempre. A pioneira em serviços de streaming Netflix ofereceu milhões de dólares para transmitir o sucesso que passou por um ano na emissora NBC, um drama familiar que envolve multigerações. O mesmo fez a Amazon, a gigante do comércio eletrônico que tem ambições cada vez maiores em mídia on-line.

CARREGANDO :)

No entanto, os direitos de transmissão foram para um novo comprador: a Hulu, o serviço de streaming das quatro principais companhias de mídia dos Estados Unidos (Walt Disney, Comcast/NBC, Fox e Warner). A nova concorrente da Netflix ofereceu cerca de US$ 3,5 milhões por episódio para ter os direitos da série “This is Us”, que foi produzida pela Fox. Foi uma das maiores ofertas de licenciamento já feita pela Hulu, segundo fontes a par do assunto. 

Com o suporte das empresas de mídia mais ricas de Hollywood, a Hulu tem a chance de dar uma nova cara ao crescente negócio de assistir tevê pela internet. Isso porque, depois de anos licenciando filmes e programas para a Netflix, os estúdios Walt Disney, Comcast (NBC), Fox e Warner resolveram unir suas forças e criar a Hulu em março de 2017. Agora, as empresas estão dando todo o suporte financeiro que a plataforma precisa para ser um concorrente vigoroso.

Publicidade

Para competir com rivais maiores, a Hulu, com sede na Califórnia, nos Estados Unidos, vai gastar cerca de US$ 2,5 bilhões para comprar e produzir filmes e programas de tevê até o fim deste ano. Em 2017, a empresa já adquiriu o direto sobre mais de 3 mil episódios de TV, incluindo “NYPD Blue” e “The Bernie Mac Show” da Fox, “Black-ish” e “Fresh Off the Boat” da ABC e “Will & Grace” e “30 Rock” da NBC, todos americanos. 

Hulu também se tornou o primeiro serviço de transmissão a ganhar um Emmy na categoria melhor drama, com sua série original “The Handmaid’s Tale”. “Isso ajuda”, disse Rich Greenfield, analista do BTIG Research. “Dá para fazer mais. Ainda não há muitos originais de alto nível na Hulu”, completa. 

Netlfix foca em originais e perde espaço

Alguns dos 3 mil episódios de TV adquiridos pela Hulu, incluindo “Bernie Mac” e “30 Rock”, passavam na Netflix. A companhia pioneira em serviços de streaming conquistou grande parte dos programas de TV e filmes que podiam ser licenciados pelas grandes empresas de mídia no início dos anos 2010. Ela também gastou cerca de US$ 1 bilhão em 2012 para produzir suas primeiras séries originais de sucesso, “House of Cards” e “Orange Is the New Black”.

A estratégia funcionou. O catálogo de sucessos da Netflix atraiu dezenas de milhões de assinantes, muitos dos quais abandonaram a televisão tradicional. No entanto, o relacionamento da Netflix com gigantes da mídia ficou mais tenso recentemente. A Disney e a Fox culpam a Netflix pelo declínio da tevê ao vivo e pelas perdas de receitas publicitárias e de assinantes do serviço de tevê a cabo. Elas já anunciaram que vão retirar parte suas produções do serviço de streaming. 

A Netflix também colou o pé no freio quando o assunto é adquirir grandes programas e filmes. O foco da empresa está em produzir séries originais, tanto que mais de US$ 6 bilhões do seu orçamento serão dedicados a produções próprias. A expectativa é que o número de séries e filmes originais da Netflix chegue a 200 neste ano.  

Publicidade

Hulu tem 47 milhões de espectadores

Já a Hulu ainda tem muito para fazer. A empresa, que não divulga o número de assinantes pagos, mas afirma que tem 47 milhões de espectadores, ainda é novata no mercado e perde algumas grandes produções para Netflix. É o caso da Fox, que vendeu à Netflix os direitos de “American Crime Story”, e da Comcast, que licenciou o show da NBC “The Good Place”. 

Mas, com um orçamento crescente e uma programação que inclui séries originais como “The Handmaid’s Tale”, a Hulu tem a chance de fechar essa lacuna.