A Netflix assinou um contrato de vários anos com Shonda Rhimes, a criadora de séries de sucesso “Scandal” e “Grey’s Anatomy” da rede ABC da Walt Disney.
Shonda produzirá novas séries e outros projetos, disseram as empresas em um comunicado. Ela continuará seu trabalho existente com a ABC, mas todos os novos projetos de sua empresa de produção, a Shondaland, serão para a Netflix, o maior serviço de vídeo online pago pelo mundo.
Tentando roubar os espectadores da tevê tradicional, os serviços de streaming de Netflix e Amazon estão gastando bilhões de dólares em shows e filmes e atraindo talentos de outras empresas. Na semana passada, a Netflix assinou o ex-apresentador do talk show da CBS Dave Letterman, enquanto a Amazon concluiu um acordo com Robert Kirkman, que criou o “The Walking Dead”.
Poucos tiveram mais sucesso na última década do que Shonda, um dos poucos produtores de tevê conhecidos pelo público. Os shows dela combinaram as características românticas das telenovelas com a intriga profissional de medicina e política, como em “Grey’s Anatomy” e “Scandal”. A ABC liberou Shonda no último ano de seu contrato que, de acordo com o Wall Street Journal, valia mais de US $ 10 milhões por ano.
Esse sucesso lhe valeu uma noite inteira no horário da ABC - e vários prêmios. Sua estreita relação com Channing Dungey é uma das razões pelas quais a ABC colocou Dungey a cargo de toda a programação no ano passado, tornando-a a primeira pessoa negra a gerir uma rede importante.
Enquanto a ABC transformou Shonda Rhimes em um nome familiar, alguns de seus maiores sucessos estão chegando ao fim e a produtora achou que era hora de um novo desafio. “Scandal” tem apenas mais uma temporada, e a audiência de “How to Get Away with Murder” está em declínio.
Sua saída é um golpe para a ABC, que terminou a temporada de TV anterior em terceiro lugar no total de telespectadores e último entre as quatro grandes redes com a audiência de 18 a 49 anos, a preferida pelos anunciantes. A empresa ainda tem três shows produzidos por ela no ar, mais três em produção e continua trabalhando com muitas das pessoas que ela desenvolveu, disse a rede.
“Estou orgulhoso de ter dado uma casa ao que se tornou um dos shows mais célebres e falados na televisão”, disse Dungey, presidente de entretenimento da ABC, em um comunicado.
A mudança também ressalta uma divisão crescente entre a Disney e a Netflix. Na semana passada, a Disney anunciou que tiraria alguns filmes da Netflix para continuar seu próprio serviço de streaming.
Houve um momento em que um produtor nunca teria deixado a tevê, que oferecia os maiores salários e audiências. Mas não mais. A Netflix oferece um maior controle criativo, bem como um público ainda maior, que pode se encontrar na tevê. O serviço de transmissão tem mais de 100 milhões de assinantes em todo o mundo e um orçamento anual que ultrapassa os US$ 6 bilhões.