A Netflix superou a Walt Disney em valor de mercado nesta quinta-feira (23), tirando da gigante dos cinemas e parques temáticos o título de empresa de mídia mais valiosa do mundo.
As ações do serviço de streaming de vídeo subiram 2%, chegando a US$ 351,48 na Bolsa de Nova York, o que elevou o valor de mercado da empresa a US$ 152 bilhões, acima do da Disney, que caiu 1,6%, segundo dados compilados pela Bloomberg.
O avanço ressalta a grande confiança que os investidores têm no futuro do maior serviço de vídeo online pago do mundo. O valor da Netflix subiu de cerca de US$ 20 bilhões no final de 2014 para superar as gigantes da mídia, a Comcast e a Disney, esta semana.
Ainda assim, a receita da Netflix continua um tanto inferior à das duas rivais. A Comcast é a maior provedora de TV a cabo nos EUA e controladora da NBCUniversal, detentora de estúdios de cinema, redes de TV pagas e parques temáticos. Suas vendas totalizaram US$ 84,5 bilhões em 2017. A Disney, com receita de US$ 55,1 bilhões em 2017, é dona da ABC e da ESPN, duas das redes de TV mais valiosas dos Estados Unidos, além de seus parques e resorts homônimos.
As vendas da Netflix devem crescer 38%, para US$ 16,1 bilhões de dólares neste ano, com base em estimativas de analistas, na medida em que a empresa registra conquista mais clientes para o seu serviço global de vídeo sob demanda. Os assinantes totalizaram 125 milhões em 31 de março.
A Netflix, sediada em Los Gatos, na Califórnia, está gastando bilhões de dólares em programação para atrair novos espectadores, provocando preocupações entre alguns analistas. A Netflix investirá US$ 8 bilhões em filmes e séries exclusivos em 2018, e prevê entre US$ 3 bilhões e US$ 4 bilhões em fluxo de caixa livre negativo.
Os investidores perdoam a queima de caixa desde que a empresa continue crescendo. A Netflix é a empresa com o melhor desempenho no S&P 500 este ano e liderou o índice em três dos últimos seis anos. As ações da Disney caíram cerca de 5,5% em 2018, enquanto as da Comcast caíram 21%.
A Disney está respondendo à ameaça representada pelos serviços de streaming, movendo mais de sua programação para o online. A empresa lançou um serviço de assinatura online da ESPN e tem planos para uma mais um serviço. A Comcast começou a vender assinaturas da Netflix como parte de seus pacotes de TV a cabo.