A Netshoes firmou parceria com os Correios para lançar uma nova modalidade de frete. Chamada “Compre e Retire”, ela envia o produto comprado pelo consumidor diretamente a uma agência dos Correios para ser retirado lá.
A princípio, o “Compre e Retire” está disponível na Zattini, e-commerce de artigos de moda, beleza e lifestyle da Netshoes. Com a parceria, os produtos comprados lá poderão ser retirados pelo consumidor em uma das 6,7 mil agências dos Correios espalhadas pelo Brasil.
A opção aparece no momento da compra. De acordo com a Netshoes, o consumidor tem acesso a uma lista com os pontos de retirada mais próximos, filtrados automaticamente após ele inserir o seu endereço. Quando o pedido chega à agência escolhida, o consumidor é avisado por uma mensagem SMS para que se dirija até ela e faça a retirada.
Marcio Chammas, diretor de logística da Netshoes, explica que “no momento, essa modalidade está como frete grátis, mas não necessariamente se manterá assim. O objetivo é oferecer mais uma alternativa de serviço nos nossos e-commerces”. Quando passa a ser cobrada, o consumidor poderá escolher entre as modalidades de frete expresso ou normal, de acordo com a sua necessidade.
Público-alvo
Esse modelo é indicado para alguns perfis de consumidores que têm dificuldade em receber produtos através das modalidades tradicionais. Chammas lembra que “existem endereços que não possuem CEP, por exemplo, o que limita a possibilidade de entrega”. Outro cenário apontado como ideal para a novidade logística é o do consumidor que trabalha fora, não tem alguém em casa para receber a encomenda e não pode recebê-la no local de trabalho.
“Os Correios já tinham nos procurado para um piloto e decidimos ser os primeiros a implantar o projeto. Em pesquisas de mercado (NPS, por exemplo), analisamos que existia uma demanda de nossos clientes em ofertar novos serviços de entrega e decidimos implantar o ‘Compre e Retire’ com o intuito de oferecer sempre a melhor experiência de compra”, explica o executivo.
A expectativa é que o “Compre e Retire” chegue à loja Netshoes em breve. “A Zattini está sendo um grande piloto deste projeto e ganhará escala no decorrer deste mês”, diz Chammas. Além dessas duas lojas, a Shoestock, que possui unidades físicas, já oferece a retirada nelas e também será contemplada com a parceria com os Correios.
A retirada de encomendas em locais fixos é uma realidade em alguns varejos. Nos Estados Unidos, a Amazon tem “lockers” espalhados em várias cidades para onde os consumidores podem despachar suas compras e, posteriormente, com um código de acesso, retirá-las. No Brasil, varejos como Magazine Luiza e Americanas também oferecem a modalidade
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião