Se você já bateu um papo com algum jornalista a respeito do ofício dele, é bem provável que em algum ponto da conversa o tema tenha sido “audiência”. Com a digitalização dos jornais e o modelo de negócios voltado para a veiculação de publicidade, ter um grande alcance é uma meta básica e das mais importantes para a maioria das publicações.
LEIA notícias de negócios e tecnologia
Começa-se a questionar até que ponto essa obsessão é válida. Pedro Burgos, jornalista, pesquisador e programador, criou um método que afasta as redações da corrida pelos números e coloca na jogada outro tipo de resultado, o chamado impacto: quando uma reportagem causa algum efeito real nos personagens e no ambiente que ela aborda.
No podcast de hoje, Burgos fala um pouco dessa mudança de mentalidade e da experiência que teve nos dois meses e meio que passou na redação da Gazeta do Povo, um dos cinco parceiros do Impacto.jor, a iniciativa criada para colocar em prática essas ideias. Falamos, também, do relacionamento com o leitor e do futuro do jornalismo. Ouça:
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião