Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Computadores

Nova versão do macOS dificulta que anúncios ‘persigam’ usuário na web

Visualmente, o macOS High Sierra traz poucas mudanças em relação à versão anterior | Apple/Divulgação
Visualmente, o macOS High Sierra traz poucas mudanças em relação à versão anterior (Foto: Apple/Divulgação)

A Apple disponibiliza hoje (25) a nova versão do macOS, seu sistema para computadores. Batizada de High Sierra, ela traz poucas novidades práticas, mas algumas mudanças internas importantes e pequenas melhorias nos aplicativos nativos, em especial no Fotos e no navegador web Safari.

LEIA: iOS 11 traz nova Central de Controle, mais flexibilidade ao iPad e outras melhorias

As três principais mudanças internas trazidas pelo macOS High Sierra são um novo sistema de arquivos mais moderno; um novo codec de vídeo, chamado HEVC, que diminui em até 40% o tamanho dos arquivos sem comprometer a qualidade; e uma reformulação da camada gráfica do sistema, chamada Metal 2, que adiciona suporte a capacetes de realidade virtual e uso de placas de vídeo externas nos computadores da marca. 

De acordo com a Apple, “as novas tecnologias implementadas na base do sistema deixam seu Mac mais confiável, eficiente e responsivo, abrindo espaço para futuras inovações”.

Fotos e Safari

Nos apps nativos, as maiores mudanças estão no Fotos e no Safari. No primeiro, a Apple ampliou as ferramentas de edição e reformulou algumas áreas como o tratamento de “Live Photos”, as fotos animadas feitas com o iPhone, e as Memórias, que recupera fotos antigas em vídeos com transições suaves e música de fundo. 

No Safari, navegador web padrão do macOS, a principal novidade é quase invisível ao usuário: uma nova tecnologia chamada de Prevenção de Rastreamento Inteligente. Com ela ativada, o Safari limita severamente o uso de cookies, pequenos arquivos gerados por sites para personalizar a experiência do usuário e identificá-lo em outros domínios. 

Em termos práticos, aquela pesquisa por um tênis específico não te perseguirá através de anúncios em outros sites com essa nova tecnologia. O potencial é tão grande que algumas empresas de publicidade digital divulgaram uma carta aberta à Apple, dizendo que: 

“(…) A novidade do Safari quebra aqueles padrões e os substitui com um conjunto amorfo de regras mutáveis que prejudicará a experiência do usuário e sabotará o modelo econômico da Internet.” 

O Safari também passa a impedir a execução automática de vídeos com som, da mesma maneira que o Chrome, do Google, fará a partir de janeiro de 2018, e permite manter configurações específicas para cada domínio, como usar o modo Leitor ou o zoom mais aproximado. 

Esta página resume todas as principais novidades do High Sierra. 

Para atualizar o seu sistema, clique no botão da Apple na menubar, no canto superior esquerdo da tela, clique em “Sobre este Mac” e, depois, em “Atualização de software”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.