Apesar de ter apenas dois modelos em comercialização e de vender menos de 100 mil veículos por ano, a fabricante de carros elétricos Tesla é a montadora mais valiosa dos Estados Unidos. A empresa fundada por Elon Musk, o visionário da tecnologia, conseguiu esse efeito neste ano após superar as tradicionais montadoras Ford e General Motors (GM) em valor de mercado.
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Mas se a Tesla ainda vende tão pouco, por que ela é a montadora mais bem avaliada dos EUA? A resposta está no fato de os investidores terem comprado a ideia de que veículos elétricos comandarão as estradas em um futuro próximo. As ações da empresa dispararam 43% desde o início do ano e a Tesla alcançou o valor de mercado de US$ 51 bilhões, superando todas as suas rivais americanas.
Os investidores também compraram a ideia porque há algumas legislações ambientais em vigor, como a Euro-6 na Europa, que privilegiam veículos movidos a propulsores que não poluem o meio ambiente, como os elétricos. E a Tesla foi a montadora que saiu na frente ao apostar na tecnologia quando ainda nem era uma necessidade.
Mas, agora, já existem algumas empresas prontas para concorrer diretamente com a Tesla. São montadoras com cara de startups que surgiram como o mesmo propósito da empresa de Musk: fabricar apenas carros elétricos. Até mesmo as tradicionais montadoras, como Ford, GM e Volvo, se renderam à tendência e estão investindo em veículos híbridos e elétricos.
A única grande diferença para Tesla é que grande parte das concorrentes ainda está nas fases de testes e desenvolvimento. A comercialização dos veículos deve começar, na maioria dos casos, a partir de 2018. Até lá, a Tesla continua liderando sozinha a corrida dos veículos elétricos.
Confira quatro montadoras que produzem apenas veículos elétricos:
A Lucid Motors é uma empresa recente, mas já tem uma missão ousada: fazer carros elétricos de luxo para competir com a Tesla. A empresa foi fundada neste ano e já tem um modelo de carro em desenvolvimento, o Lucid Air. A produção deve começar no fim de 2018, no estado do Arizona, nos Estados Unidos, e as primeiras entregas estão marcadas para 2019.
No site da montadora, já é possível reservar a compra do carro. O veículo terá um preço inicial de US$ 52,5 mil e, até o momento, o valor está abaixo da faixa de preço praticada pela Tesla, que comercializa carros a cerca de US$ 70 mil.
Uma das empresas que estão apostando nos veículos elétricos é a Farady Future. A companhia mais se parece como uma startup do Vale do Silício do que com uma montadora. O seu primeiro veículo, chamado de FF91, ainda está em fase de desenvolvimento e um vídeo com um protótipo rodando pelas ruas da Califórnia, nos Estados Unidos foi divulgado recentemente. A expectativa é que o carro entre em produção e comercialização em 2018.
Fora do território americano, onde está grande parte das montadoras com projetos de carros elétricos, encontra-se a chinesa LeEco. A empresa investiu US$ 1,8 bilhão para construir uma fábrica no Leste da China com capacidade de produção de 400 mil carros elétricos. O seu objetivo é o mesmo entre todas as suas concorrentes: bater a Tesla.
O carro elétrico da montadora se chama LeSee. Além de ser elétrico, ele tem parte da direção que pode ser usada com navegação autônoma, ou seja, sem necessidade da interferência humana. O veículo ainda está em fase de teste.
Outra concorrente chinesa é a NextEV. Ela está desenvolvendo na China o carro elétrico mais rápido do mundo, chamado de NIO EP9. O veículo atingirá a velocidade de 312 quilômetros por hora e foi apresentado ao mercado no fim do ano passado.
O carro, porém, terá uma produção limitada. É esperada a comercialização de apenas seis veículos - isso para garantir a exclusividade do modelo e também por causa do preço. O valor do carro ainda não foi divulgado, mas é esperado que ele custe bem caro, já que a produção de uma única unidade envolve custo de US$ 1,2 milhão. A expectativa é começar as vendas ainda neste ano, primeiro na China.
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