O Nubank fechou o primeiro semestre de 2017 com receita total de R$ 236,8 milhões, valor que, anualizado, representa um aumento de 167,5% em relação a 2016. O forte crescimento, combinado a uma redução nos custos e despesas operacionais, fez com que a empresa perdesse menos dinheiro — R$ 39 milhões no semestre.
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A redução do prejuízo é fruto de um aumento menor nos custos e despesas operacionais. Segundo o Nubank, esse aumento foi 65% menor em relação a 2016, ano em que a empresa fez grandes investimentos, incluindo a mudança para a nova sede, um prédio inteiro no bairro de Pinheiros, em São Paulo.
O prejuízo no semestre foi de R$ 39 milhões, valor que, anualizado, é 36% menor que o registrado ano passado, quando perdeu R$ 122 milhões. A anualização dos números semestrais consiste em dobrá-los para que sejam comparáveis a todo o ano de 2016.
Regulamentação e futuro
No dia 18 de maio, o Nubank passou a ser classificado como instituição de pagamento pelo Banco Central. Segundo a empresa, “quando essa regulamentação saiu já estávamos operando como instituição de pagamento, e de acordo com os seus termos, poderíamos continuar operando normalmente enquanto o Banco Central processava os pedidos de autorização”.
A nova regulamentação, ainda de acordo com o Nubank, não mexe na operação, mas impõe novas exigências, como a divulgação de balanços semestrais. Até o ano passado, o Nubank divulgava balanços anuais.
Em nota, Gabriel Silva, CFO do Nubank, disse que a empresa está muito satisfeita com a evolução dos resultados, frutos de maior eficiência: “Continuamos gerando eficiência pela maturação de nossas safras de clientes, que se tornam rentáveis conforme o custo inicial de cada uma é diluído pela curva crescente de receita”. Segundo o executivo, a empresa tem crescido em torno de 10% ao mês.
Existe a expectativa de que o Nubank vá expandir sua operação num futuro próximo com o lançamento de produtos diferentes do cartão de crédito. Recentemente, o Nubank Rewards, programa de benefícios atrelado ao cartão de crédito, foi disponibilizado a toda a base de clientes. Ele custa R$ 19,90 ao mês.