A Nubank divulgou para seus clientes que vai lançar em breve o seu programa de benefícios, chamado de Nubank Rewards. O programa já está em teste para usuários de Android desde o ano passado e foi liberado para testes no iOS em janeiro deste ano. O comunicado foi feito na semana passada junto com as novas regras de contrato do cartão de crédito, que incluem redução nas taxas de parcelamento e multa para quem atrasar a fatura.
O programa de benefícios da Nubank é bastante aguardado pelos clientes da marca. No ano passado, a empresa confirmou que liberou uma versão de teste para alguns usuários do Android. Neste ano, foi a vez de algumas pessoas que usam iOS testarem o serviço. Agora, o último anúncio é que a novidade deve ser lançada em breve, apesar de ainda não ter uma data definida, segundo a assessoria de imprensa da empresa.
O formato do programa foi definido em 2016, mas pode sofrer algumas alterações quando for lançado, tudo vai depender dos testes que estão sendo feitos com usuários selecionados. Se a Nubank mantiver as mesmas regras já divulgadas, o programa vai permitir o acúmulo de pontos e o abatimento na fatura do cartão de crédito.
Funcionamento
Pelo Nubank Rewards, a cada R$ 1 gasto, o cliente vai acumular um ponto. Os pontos não vão expirar e você poderá usá-los imediatamente assim que for acumulando os primeiros, sem precisar esperar a fatura fechar e fazer o pagamento.
Depois de acumulados, os pontos poderão ser usados para “apagar” despesas que constem na fatura da Nubank. A empresa não dá mais detalhes que como funcionará esse sistema, mas tudo leva a crer que o cliente poderá usar os pontos para abater parte do preço das compras feitas em companhias aéreas, hotéis e serviços de assinatura digital.
A Nubank divulgou, ainda, que o serviço não será gratuito. Serão 30 dias grátis para teste e depois o cliente deverá pagar um valor anual com desconto ou parcelar o total em 12 vezes. A adesão ao programa deverá ser feita dentro do próprio aplicativo, assim como a gestão dos pontos. O usuário também poderá cancelar o serviço a qualquer momento.
Procurada, a assessoria de imprensa da Nubank afirmou que realizou na semana passada uma mudança no contrato e que incluiu os termos do programa dentro do documento “já em preparo para o futuro lançamento do Nubank Rewards”, mas que não há uma data prevista de lançamento.
Histórico
Os programas de fidelidade ganharam notoriedade no Brasil com as companhias aéreas. Elas adotaram o modelo de acúmulo de pontos ou milhas a cada viagem que o cliente realizava e, depois, os pontos acumulados eram usados para a compra de uma nova passagem.
Com o tempo, outros formatos surgiram no mercado e começaram a ser implementados por bancos e varejistas. Há programas que oferecem descontos e os que devolvem parte do dinheiro gasto com a compra, chamados de cash backs. Alguns programas são fechados, ou seja, o usuário só pode usufruir do benefício dentro da própria empresa que oferece o serviço e outros incluem parcerias com diversas redes.
Raphael Mello, vice-presidente Corporate, Produtos e Novos Negócios do Grupo LTM, especializado em gestão loyalty, afirma que, atualmente, “os programas de fidelidade vão muito além dos pontos”. Além de buscar a fidelidade do consumidor, muitos constroem um relacionamento com o cliente para que ele se torne um embaixador da marca.
O Country Head Latam da Affinion Brasil, Ricardo Cassettari, completa que um programa de fidelidade é efetivo quando a pessoa usa o programa, passa pelo período de experimentação, avalia positivamente e volta. Até por esse ciclo, é comum ver programas sendo aperfeiçoados e incorporando novas funcionalidades, o que pode vir a acontecer com a Nubank após o lançamento.