Em setembro 2014, alguns meses após completar dez anos no ar, o Google encerrou o Orkut, a primeira rede social de muitos brasileiros. Como uma espécie de memorial, a empresa havia deixado um arquivo online com todo o conteúdo das comunidades públicas acessível. Agora, esse arquivo será tirado do ar, eliminando o último resquício do Orkut na Internet.
O Orkut foi a rede social mais popular do Brasil de meados dos anos 2000 até 2011, quando foi superada no país pelo Facebook. Mesmo fora do cotidiano dos brasileiros há mais de cinco anos, o legado do Orkut resiste na forma como falamos (”me add” evoluiu e hoje se refere ao WhatsApp) e na cultura popular (o Bad, Bad Server, blog de cultura digital da Gazeta do Povo, tem esse nome em referência a uma dos problemas mais irritantes dos primórdios da rede).
O arquivo de comunidades públicas do Orkut será tirado do ar no dia 15 de maio. Quem quiser salvar alguma discussão, algum jogo ou materiais de referências das comunidades especializadas, terá que correr.
No comunicado oficial, o Google informou que “Para alguns, vai ser impossível esquecer, e ainda renderá boas histórias para contar. Para nós, que em 2014 demos adeus ao Orkut, chegou a hora de dar mais um passo. Depois de mais de dois anos online para os nostálgicos, vamos descontinuar o arquivo com as comunidades públicas do Orkut.”
Clique aqui para acessar o arquivo de comunidades do Orkut -- enquanto ainda é possível.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião