O Facebook anunciou um conjunto de modificações estéticas em seu app principal. É a primeira vez em muito tempo que a rede social implementa mudanças tão destacadas no app. O objetivo, segundo comunicado da empresa, é deixar o feed de notícias mais receptivo ao diálogo e facilitar a leitura e a navegação.
LEIA notícias de negócios e tecnologia
Todos os ícones principais da interface, incluindo o de “curtir”, comentários e compartilhamento, ficaram mais leves. Em vez de preenchidos, eles seguem uma tendência recente de design e agora são vazados, formados apenas por contornos finos. Eles também ficaram maiores a fim de facilitar o toque.
O Facebook também mexeu no contraste dos textos, aumentando-o para melhorar a legibilidade. As fotos de perfil no feed agora são arredondadas, tal qual no Twitter, e os links também tiveram leves modificações na forma como são exibidos.
Dentro das publicações, mais mudanças. A barra superior foi simplificada para que o usuário não se perca nas múltiplas camadas do app. Uma grande seta, ao lado da foto de quem postou o conteúdo, permite ao usuário voltar à tela anterior.
Os comentários passaram a ser apresentados em balões, fortalecendo o aspecto conversacional das interações e deixando mais simples a distinção entre comentários feitos ao autor da publicação e respostas a outros comentários, e o campo de busca, que antes era persistente por todo o app, agora desaparece nessa situação.
As alterações serão disponibilizadas gradualmente “nas próximas semanas”. Segundo o Facebook, elas não devem afetar o alcance das páginas.