Pessoas de vários países relataram dificuldades para usar o WhatsApp nesta sexta-feira (3). O site Down Detector (onde usuários reportam mau funcionamento de serviços e aplicativos) e veículos de comunicação estrangeiros – principalmente da Inglaterra, como Express, Metro e Independent – noticiaram a falha.
Nem o WhatsApp nem o Facebook, dono do aplicativo, se pronunciaram sobre o assunto.
A reportagem da Gazeta do Povo tentou enviar uma mensagem pelo aplicativo às 7h, mas ela não foi enviada imediatamente. Só foi enviada e respondida com sucesso às 7h07, momento em que usuários brasileiros começaram a falar sobre a volta do serviço.
Segundo o inglês Express (site dos jornais Daily e Sunday Express), houve falha no serviço em diversos países da Europa, Ásia e Estados Unidos. Também na Inglaterra, o Metro afirmou que “houve pânico ao redor do planeta depois que o WhatsApp caiu nesta manhã”.
Segundo o italiano Libero, nos Estados Unidos havia menos relatos de problemas devido ao fuso horário. No continente americano, a maioria dos usuários estava dormindo quando o serviço de mensagens saiu do ar.