Comprar na Black Friday pode ser vantajoso em relação a outras épocas do ano – mas a dor de cabeça também pode ser bem mais intensa. Por ser um período com promoções e pedidos concentrados em poucas horas, nem sempre a data é organizada o suficiente para que todos os compradores saiam satisfeitos. Anúncios de produtos já esgotados ou sites que não carregam acabam virando problemas corriqueiros.
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No ano passado, de acordo com o Procon-SP, o maior motivo de reclamação dos compradores foram os cancelamentos de compras sem justificativa. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando o varejista não retirou do ar um produto que já estava esgotado.
Confira, abaixo, os seis maiores motivos de reclamação da última edição da Black Friday, segundo o Procon-SP:
- . Pedido cancelado sem justificativa
- . Produto ou serviço anunciado apareceu como indisponível
- . Mudança de preço no momento de finalizar a compra
- . Maquiagem do desconto (no preço do produto ou no valor do frete)
- . Site intermitente, congestionado ou bloqueado
- . Site não permite pagamento via boleto bancário ou débito
Caso o consumidor se depare com qualquer situação que vá contra o Código de Defesa do Consumidor, o primeiro passo é tentar resolver o problema pelo atendimento da empresa. Se essa solução não der certo, ele pode entrar em contato com o próprio Procon, que montará um mutirão de atendimento a partir desta quinta-feira (23) ou postar a sua reclamação em sites como o ReclameAqui.
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É importante sempre guardar todos os comprovantes da compra, como prints da tela de promoções e documentos bancários. Isso pode ajudar como prova caso o problema não seja resolvido diretamente pela empresa.
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