Para atingir o objetivo de se tornar uma das principais empresas de tecnologia da informação (TI) do país, o grupo Cast comprou a empresa curitibana Pelissari. O negócio foi anunciado na semana passada, mas o valor da aquisição e os termos do acordo não foram divulgados.
LEIA MAIS sobre negócios e tecnologia
A Pelissari é uma empresa de TI fundada em Curitiba há 18 anos. Ela atende o setor privado e tem mais de 100 clientes, a maioria do segmento industrial, como Renault, Tigre e WEG. Sua atuação está bastante concentrada na região Sul do país e no interior de São Paulo, mas a empresa também está presente em dez países da América Latina. São cerca de 400 funcionários e três filiais (Bauru, Caxias do Sul e Joinville), além da sede em Curitiba.
Seu foco, até pouco tempo, era desenvolver soluções para empresas que utilizam os sistemas de gestão da alemã SAP. Mas, há dois anos, a empresa começou a ampliar o seu portfólio para começar a atuar com outros sistemas. O objetivo é ser uma empresa que atende a todas as demandas de TI do cliente, chamado no jargão do setor de “end-to-end”, e não ficar restrita somente à SAP.
Cast quer estar entre as líderes
A aquisição da Pelissari, anunciada na última semana, faz parte da estratégia do grupo Cast para se tornar um dos maiores conglomerados de TI do país. Neste ano, a companhia já comprou a paulista HRD, focada em “human capital management”, e a mineira Logix, com atuação no segmento industrial. Há, ainda, uma quarta empresa a ser adquirida até o fim do ano.
Todas as quatro aquisições, incluindo a da Pelissari, custarão R$ 50 milhões para o grupo Cast. A expectativa é chegar a um faturamento de R$ 500 milhões com as novas empresas até o fim deste ano. Em 2021, a meta é bater R$ 1 bilhão em faturamento.
Como fica a Pelissari
Apesar de os termos do acordo não terem sido divulgados, a informação inicial é que a Pelissari continua com sua estrutura atual, atendendo os mesmos clientes. Seu foco também continuará sendo a indústria, mas a empresa curitibana vai agregar soluções compõem todo o grupo Cast para ampliar o seu leque de produtos. A marca também deve continuar.
O diretor-presidente da Pelissari, Rudi Pelissari, afirma que a motivação da venda da Pelissari para o Cast Group não foi financeira. Ele diz que, ao passar a fazer parte do grupo Cast, a Pelissari vai conseguir ampliar e fortalecer o seu leque de produtos mais rapidamente. “Para nós, significa acelerar nosso crescimento em alguns anos”, diz o diretor-presidente, que continua à frente do negócio paranaense. A Pelissari prevê faturar R$ 80 milhões neste ano.
Rudi Pelissari explica, ainda, que a Cast decidiu comprar a Pelissari por causa das complementariedades das operações, já que a curitibana tem foco na indústria, no segmento privado e forte atuação no Sul e presença no exterior. A Cast, diferentemente da Pelissari, tinha até então o seu foco no setor público e uma atuação mais restrita ao mercado interno.