A polícia de Tempe, no Arizona, divulgou nesta quinta (22) um vídeo que mostra o atropelamento fatal envolvendo um carro autônomo da Uber na cidade, no último domingo (18). Elaine Herzberg, uma mulher de 49 anos que atravessava a rua arrastando uma bicicleta, morreu.
No vídeo, é possível ver a cena por dois ângulos: externo e interno, esse último mostrando o comportamento e a reação da motorista que estava dentro do carro. Seu papel era monitorar a condução autônoma do veículo e intervir quando necessário.
Investigações preliminares da polícia de Tempe indicam que o atropelamento seria inevitável mesmo se fosse um carro comum em vez de um que se dirige sozinho. Segundo reportagem do San Francisco Chronicle, a chefe de polícia Sylvia Moir teria dito que “a motorista disse que como um flash, a pessoa apareceu na frente do carro. Seu primeiro alerta para a colisão foi o som da colisão”.
LEIA TAMBÉM: 7 mudanças inesperadas que os carros autônomos trarão
Apesar disso, não foi descartada ainda a possibilidade de falhas no veículo, que usa uma combinação de câmeras e radares para “enxergar” o que está ao seu redor. A Junta Nacional de Segurança no Transporte (NTSB, na sigla em inglês) chegou ontem (21) a Tempe para investigar o caso.
O vídeo foi editado antes da divulgação. Mesmo assim, contém cenas fortes. Confira:
Tempe Police Vehicular Crimes Unit is actively investigating
— Tempe Police (@TempePolice) 21 de março de 2018
the details of this incident that occurred on March 18th. We will provide updated information regarding the investigation once it is available. pic.twitter.com/2dVP72TziQ
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast