A Volvo lançou nesta quarta-feira (31) o primeiro caminhão autônomo produzido em solo brasileiro. O veículo foi desenvolvido na fábrica da montadora em Curitiba e é destinado à colheita de cana. As colheitadeiras fazem o corte da cana e todo o produto é colocado na carroceria do caminhão que anda sozinho. O caminhão já está em funcionamento nas lavouras da Usina Santa Terezinha, em Maringá, e a previsão é que a sua comercialização comece em até três anos.
A principal vantagem do caminhão autônomo é a sua precisão. Ele é capaz de rodar em toda uma plantação, sem passar por cima dos brotos da cana-de-açúcar, chamados de soqueiras. A precisão é de 2,5 centímetros na direção e o caminhão consegue reduz em 4% as perdas durante uma colheita.
Um motorista humano, que antes era responsável por dirigir o caminhão, não conseguia evitar o pisoteamento dos brotos. Isso acontecia porque a colheita da cana ocorre em um período curto de tempo e o trabalho tem que ser feito em ritmo acelerado, 24 horas por dia, sete dias por semana. Há, também, as palhas que caem sob o solo durante o processo e atrapalham a visão do motorista. Estima-se que o pisoteamento das soqueiras causem prejuízos de até 12% da produção anual de cana-de-açúcar.
O caminhão autônomo entra para resolver esse problema. A usina insere no sistema do caminhão a o mapa digital do canavial a ser perecorrido. O sistema faz a leitura da área e já é capaz de reconhecer precisamente as linhas da plantação, evitando o pisoteamento.
O sistema é composto por duas antenas GPS de alta precisão (GNSS/RTK), dois giroscópios de alta sensibilidade e um display posicionado no interior da cabine do caminhão, que funciona como interface homem-máquina. Toda essa tecnologia é responsável por reconhecer as rotas e colocar o caminhão para andar sozinho no caminho pré-estabelecido.
O papel do motorista é de apenas conduzir o veículo até o início da linha na lavoura e depois retirá-lo da plantação para fazer o transbordo nos veículos de transporte que levarão a carga até a usina de açúcar. O motorista também fica na cabine para acompanhar o trajeto e realizar tarefas administrativas.
O caminhão foi projetado pelos engenheiros da Volvo no complexo industrial de Curitiba e fabricado no mesmo local. Especialistas em direção autônoma da marca na Suécia e funcionários da Usina Santa Terezinha, do Grupo Usaçucar, também participaram do projeto. O desenvolvimento levou pouco mais de um ano e o lançamento aconteceu nesta quarta-feira (31), na Usina Santa Terezinha, em Maringá.
O veículo é um caminhão do tipo 6x4 eixos, com pneus de alta flutuação. Ele ainda não está disponível comercialmente e a previsão é que ele seja oferecido para o mercado em dois ou três anos.